Cartão eletrônico de exames para CNH será adotado em toda a Bahia

O cartão eletrônico de avaliação que passou a ser utilizado durante os exames práticos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Salvador, e que foi efetivado durante a programação do Maio Amarelo, será estendido para todo o Estado da Bahia nos próximos meses.

A adoção da novidade tecnológica nos municípios de interior será feita progressivamente, tendo como critério de prioridade as cidades com o maior número de exames.

Detran-BA investe em tecnologia e cartões de exames para CNH passam a ser eletrônicos em todo o Estado

“É um passo muito importante. Com a compra desses equipamentos e a informatização do sistema de cartões, estamos otimizando o tempo de entrega dos resultados, a redução dos recursos públicos e a segurança tanto para o examinador, quanto para o candidato”, avaliou o coordenador da banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Ricardo Anunciação.

VEJA TAMBÉM

carros com câmbio manual
Foto: De fato

Cartão eletrônico de exames reduz tempo de espera pelos resultados

A inovação utilizada pela banca examinadora em Salvador, por meio do desenvolvimento de um aplicativo e celulares com configuração especial, já reduz à metade o tempo de espera pelos resultados. 

O novo sistema segue um fluxo totalmente virtual por meio da identificação facial, que substitui a biometria digital. Desde o agendamento, passando pela avaliação e disponibilização do acesso à informação pelo candidato, o envio para o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), até a confecção da CNH.

“Trabalhamos de forma intensiva para modernizar o órgão através de mecanismos como esse, que oferecem rapidez e segurança ao processo, e investir em tecnologia significa serviços mais ágeis e com maior comodidade para o cidadão”, ressalta o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel. “Buscamos um Detran cada vez mais forte, para que possamos ter um trânsito cada vez mais seguro”, afirma.

O Detran-BA enfatiza que o acesso ao aplicativo só está disponível para os examinadores cadastrados no Renach.

Dicas de como cuidar do carro e reduzir os poluentes
(Foto: Pixabay)

Demora na CNH tem sido problema na Bahia

Desde o ano passado, o processo de obtenção da CNH tem registrado filas. Segundo o Detran-BA, o problema tem origem na pandemia de Covid-19, que paralisou os serviços durante meses, provocando o represamento da demanda.

Durante os mês de  outubro e novembro de 2021, os exames práticos para todas as categorias da CNH puderam ser realizados por meio de mutirões. 

No extremo sul da Bahia, por exemplo, as avaliações aconteceram em municípios como Teixeira de Freitas, Prado, Alcobaça e Mucuri – além dos distritos de Posto da Mata e Itabatã – contemplando  2 mil candidatos na primeira CNH ou em adição de categorias para carro ou moto.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar