Usados na oficina: o que pode ser feito no carro para não ter de comprar outro

Carros usados na oficina nem sempre é motivo de problemas e sim de investimento em melhorias. Veja o que fazer para mantê-lo como novo.

Ter um carro é o sonho de muitas pessoas. Trocar por um carro novo é o sonho de muitas pessoas.  Mas se você investir no carro que você já possui? Carros usados na oficina nem sempre é motivo de problemas e sim de investimento em melhorias. Veja o que você pode fazer para melhorar o seu veículo para não ter que trocá-lo.

Usados na oficina

Possui um carro usado? Veja o que você pode fazer para não trocá-lo (Foto: Pixabay.com)

Carros usados na oficina: veja algumas dicas para você não ter que trocar o seu carro 

Atualmente, devido o aumento de preços dos carros, este causado por vários fatores como a crise de semi-condutores, a pandemia de COVID-19 e aumento do preço das matérias-primas; além da dificuldade das pessoas em financiar um veículo novo, muitas pessoas estão investindo em manutenção e melhorias em seus automóveis.

Existem relatos de que muitas oficinas estão lotadas. Isso porque muitas pessoas estão levando seus carros usados na oficina para verificar problemas e fazer melhorias em seu automóvel.

Usados na oficina

Foto: Pixabay.com

E manter a saúde do veículo é bastante importante. Isso porque um carro sem manutenção pode não funcionar adequadamente colocando em risco a integridade do veículo e a segurança de todos ocupantes. Mas o que pode ser feito? Veja abaixo algumas dicas de manutenção para o veículo.

Verificar a situação dos pneus

Começamos falando de um componente bastante importante. Verificar a situação dos pneus é bastante importante. Dois serviços que podem ser bastante importantes são o balanceamento e o alinhamento. Um evita que o carro fique trepidando e o outro serve para o carro ficar alinhado.

Eles podem ser uma boa pedida para evitar desgastes dos pneus.  O motorista também deve sempre fazer a calibragem dos pneus regularmente. Lembrando que o valor certo pode ser encontrado no manual do proprietário.

Fazer verificação dos componentes do motor

Foto: Pixabay.com

Outro ponto importante que os donos de carros usados precisam prestar a atenção é o motor. Afinal, estamos falando do coração do veículo. Ele é formado por diversos componentes. As velas de ignição, por exemplo, é um dos principais.  Especialistas recomendam que a troca deve ser feita a cada 50 mil km.

A troca de óleo do motor também é bastante importante para aumentar a vida útil do propulsor. Ele é responsável pela limpeza dos componentes do motor. Neste caso, são duas recomendações: a troca deve ser feita a cada 10 mil km e usar o tipo de óleo recomendado pela fabricante do veículo.

Fazer as revisões

Usados na oficina

Foto: Pixabay.com

Levar o veículo para fazer as revisões programadas também é bastante importante. Isso porque o serviço envolve a verificação de várias partes do carro. Caso necessário, os mecânicos também irão fazer a substituição dos componentes.

Em muitos casos, as revisões são feitas a cada 10 mil km ou 12 meses. Lembrando preço pode variar de carro para carro.

Investir em melhorias

Como falamos acima, carros usados na oficina não significa que eles possuem problemas. Alguns motoristas investem em melhorias no veículo, como conservação e adição de novos equipamentos. E isso pode até ser uma ideia. Pensando na pintura, por exemplo, ela pode começar a desgastar depois de um tempo.

Uma capa protetora pode fazer bem a função de proteger a pintura. O cuidado com os bancos também é bastante recomendado (desde que usada de forma correta). Agora, pensando em acessórios, é bastante comum ver pessoas adicionando insulfilm e sistemas de som. Mas vale destacar que você deve fazer todas estas instalações de acordo com a lei.

Com informações de UOL Carros

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA