A indústria automotiva conta com uma série de veículos que são verdadeiros sucessos mundiais. Outros cativaram o público de apenas algumas regiões. Por outro lado, há modelos que simplesmente não conseguiram cumprir sua missão. Veja alguns carros sem sucesso que foram verdadeiros fiascos e não emplacaram bons números de vendas.
Carros sem sucesso: veja alguns modelos que não agradaram o público
Não tem jeito, por mais que a montadora tenha a melhor das intenções, há projetos que simplesmente não cativaram o público, seja por mecânica defeituoso ou pelo design duvidoso para a época.
E acredite, até as mais consagradas e detentoras de sucessos absolutos estão sujeitas ao erro. Confira alguns exemplos:
VEJA TAMBÉM
Ford Pinto
Um ótimo exemplo de carro que tinha tudo para dar certo, porém, por um projeto de engenharia falho, não foi o que aconteceu. A montadora norte-americana tem um nome forte em todo o mundo dentro da indústria automotiva, porém, o Pinto não chegou nem perto dos sucessos que a montadora emplacou.
O carro foi lançado em 1971, e após esse período foi constatado que o carro podia explodir pelo fato de que o tanque de combustível ter sido instalado após o eixo traseiro. Dessa forma, em caso de uma batida na parte de trás do carro, o risco de uma explosão era quase que eminente.
A situação se agravou após uma revista norte-americana divulgar um memorando interno da marca. Através dele a empresa afirmava ser mais vantajoso pagar as indenizações de possíveis acidentes do que realizar o reparo em todas as unidades já vendas.
Mesmo após um recall, as vendas não emplacaram e o carro saiu de linha em 1980.
DeLorean DMC-12
Com certeza você já deve ter visto um desses durante os filmes da saga de “De Volta para o Futuro”. O DeLorean DMC-12 serviu de máquina que viagem no tempo e sem dúvidas fez sucesso como estrela de cinema.
Porém, o sucesso não foi o mesmo como carro de produção. Vendido entre os anos de 1980 e 1983, o carro emplacou pouco mais de oito mil unidades. Entre os motivos da baixa adesão estão o motor fraco e a baixa estabilidade do veículo.
Volkswagen Phaeton
A montadora alemã quis entrar para o segmento de modelos de luxo através do sedã Phaeton. Mesmo sendo um projeto bem pensado, o veículo não agradou o público do novo mercado justamente por contar com o emblema da Volkswagen, marca tradicionalmente de carros mais populares, principalmente na Europa.
Diante desse cenário, o carro em 14 anos de produção emplacou apenas 84 mil unidades durante todo o período.
Pontiak Aztek
O Pontiak Aztek é um ótimo exemplo de carro que foi boicotado por seu design controverso. O SUV não contava com linhas harmoniosas e a cada novo detalhe encontrado, mais confuso ficava aos olhos.
O carro apresentado em 2000 saiu de cena em 2007 com poucas unidades vendidas.