Com os combustíveis em alta, saber quais são os carros mais econômicos é importante. Além do conforto e visual imponente, os SUVs compactos possuem outro ponto positivo: o consumo. A nova geração de utilitários esportivos trazem consigo motores bastante econômicos e limpos.
Volkswagen Nivus e Honda WR-V são dois exemplos de aventureiros que bebem pouco, além de possuírem preços bastante competitivos. Mas qual dos dois é o mais econômico? Bom, é isto que iremos descobrir a partir de agora.
Carros mais econômicos: quem leva a melhor entre VW Nivus e Honda WR-V
Assim como foi feito no comparativo entre Fiat Argo, Chevrolet Onix e VW Polo, foram usados os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Todo ano, o órgão avalia todos os modelos 0km disponíveis no mercado nacional e divulga o PBE com os dados de consumo.
Honda WR-V – carros mais econômicos
Menor dentre os utilitários esportivos da marca, o Honda WR-V é baseado na atual geração do Fit. Lançado em 2017, o carro chegou ao mercado para completar a linha de jipes, que ainda tem o HR-V e o CR-V. Custando a partir e R$ 90.900, ele está disponível em três configurações de acabamento diferentes
- LX: 90.900
- EX: 98.200
- EXL: R$ 103.100
Todas elas trazem sob o capô o motor propulsor 1.5 L 16V SOHC i-VTEC com tecnologia FlexOne. Ele tem potência máxima de 116 cv a 6.000 rpm usando etanol e torque de 15,3 kgfm a 4.800 giros. Ele atinge uma velocidade máxima de 168 km/h e faz de 0-100 km em 12,3 segundos. O câmbio utilizado é o CVT.
Este conjunto mecânico faz com que o veículo seja bastante econômico. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer:
- Na cidade: 11,7 km/l (gasolina) e 8,1 km/l (etanol)
- Na estrada: 12,4 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol)
VW Nivus – carros mais econômicos
Do outro lado deste comparativo está uma das criações mais recentes da Volkswagem. O Nivus é a porta de entrada do mundo dos SUVs da montadora alemã. Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), ele usa a mesma plataforma do Polo (a MQB Ao). Na linha 2022, o carro está sendo oferecido pela montadora em duas versões diferentes. A mais barata é a Comfortline (R$ 98.550) e a top de linha é a Highline (R$ 112.950).
O motor usado por elas é o já conhecido 1.0 TSI Flex de três cilindros. Ele pode gerar uma potência máxima de 128 cv (etanol) a 5.500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. De acordo com dados divulgados pela marca, o Nivus pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Sua velocidade máxima é de 189 km/h. A transmissão utilizada aqui é a automática de seis velocidades.
Do mesmo modo que outros veículos que utilizam o 1.0 TSI, os números de consumo do Nivus são bons:
- Na cidade: 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol)
- Na estrada: 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol)
Conclusão
Assim sendo, temos aqui dois veículos que são os SUVs mais em conta de suas respectivas marcas. Pensando em consumo, temos um empate técnico que mostra que ambas as marcas estão fazendo um ótimo trabalho com seus veículos.
O WR-V obriga o motorista a fazer menos paradas no posto de combustível que o Nivus, rodando pela cidade. Porém, o jogo vira quando se trata dos números obtidos em trechos de estrada.