Argo, Onix ou Polo: qual hatch é o mais econômico?

Saber qual hatch é o mais econômico é importante. Isso porque o momento atual não é dos melhores para o mercado automotivo do Brasil. Além dos preços dos veículos 0km estarem passando por diversos reajustes seguidos, o preço do combustível também está nas alturas. De acordo com o último levantamento feito pela Ticket Log, no inicio do mês de maio, o preço médio da gasolina era de R$ 5,747. Já do etanol estava custando R$ 4,681. Mas nem tudo está perdido. Alguns carros possuem motores econômicos e possuem bons números de consumo. Por exemplo: Fiat Argo, do Chevrolet Onix e do VW Polo. Qual deles é o mais econômico? Bom, é o que você irá descobrir agora.

Argo, Onix ou Polo: qual hatch é o mais econômico?

E aqui temos três veículos que formam a nova geração dos hatches. Todos possuem motores bastante fortes e eficientes. Mas quem gasta menos com combustível? Para a avaliação foram usados os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem divulgado pelo Inmetro.

Fiat Argo

Fiat Argo (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil)

Começamos falando pelo compacto fabricado em Betim-MG e que liderou o ranking de mais vendidos no último mês de maio. O Fiat Argo foi lançado em 2017 para substituir tanto o Punto, quanto o Palio. Para linha 2022, ele ganhou a nova identidade visual da marca e o”Fiat Flag”.

Atualmente, o carro é oferecido em três motores diferentes quatro opções de acabamento (1.0 MT, Drive, Trekking e HGT). Pensando no consumo, o carro pode fazer:

1.0: 14,2 km/l (gasolina) 9,9 km/l (etanol) na cidade; 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol) na rodovia

Firefly 1.3: 12,9 km/l (gasolina) e 9,2 km/l na cidade; 14,3 km/l (gasolina) e 10,2 (etanol) na rodovia

Firefly 1.3 (Argo Trekking automático): 9,4 km/l (gasolina) e 6,6 km/l (etanol) na cidade; 11,9 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) na estrada

1.8: 9,9 km/l (gasolina) e 7 km/l (etanol) na cidade; 12,8 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) na estrada

Chevrolet Onix

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Um dos lançamentos mais importantes da Chevrolet nos últimos anos, o Onix já foi o carro mais vendido do País. Na linha 2022, ele é oferecido em duas opções de motores. As versões LS e LT usam o motor 1.0 aspirado. Enquanto isso, as outras versões usam o motor 1.0 turbo.

E ambas são capazes de proporcionar bons números de consumo;

1.0 aspirado: 13,9km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol) na cidade; 16,7 km/l (gasolina) e 11,7 km/l (etanol) na estrada

1.0 turbo manual (manual): 13,5km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol) na cidade; 16 km/l (gasolina) e 11,2 km/l (etanol) na estrada

1.0 turbo (Automático): 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade; 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol).

 VW Polo

Foto: Divulgação/Volkswagen

Por fim, falaremos do hatch da Volkswagen. Depois de ficar um tempo sem receber alterações em seu visual, a montadora alemã decidiu trazer para o Brasil a sua sexta geração. Do mesmo modo que o Argo, ele possui o um dos maiores porta-malas da categoria.

Atualmente, ele é oferecido nas versões: 1.0 MPI, 1.6 MSI, Comfortline, Highline e GTS. Seus números de consumo são:

1.0 MPI: 12,9 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade; 14,3 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol) na estrada

1.6 MSI (manual): 12 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol) na cidade; 13,9 km/l (gasolina) 9,5 km/l (etanol)  na rodovia

1.6 MSI (automático): 11 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na cidade; 13,8 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na estrada

200 TSI (Comfortline): 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade; 14,1 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol).

200 TSI (Highline): 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol) na cidade; 13,9 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol) na estrada

250 TSI: 11 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (etanol) na cidade; 13,7 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na estrada

Conclusão: qual hatch é o mais econômico?

Assim sendo, os carros possuem bons números de consumo em todas as suas versões. O Chevrolet Onix é o mais econômico graças a sua nova linha de motores. Ele vence tanto no confronto dos 1.0 aspirados, quanto contra o 1.0 turbo do VW Polo. E com uma boa vantagem. Não é a toa que ele tirou nota “A” no PBE.

Enquanto isso, o Fiat Argo fica na segunda posição por conseguir números melhores que o veículo da Volkswagen nos modelos 1.0 e nos motores intermediários (1.3 vs 1.6). Por fim, o veículo da montadora alemã só vence no confronto entre as versões top de linha (GTS vs HGT).

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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