Os carros britânicos são conhecidos por serem sofisticados e modernos. Um bom exemplo é o luxuoso Jaguar I-Pace. No entanto, um caso envolvendo justamente este SUV 100% elétrico vem chamando a atenção. Uma unidade do modelo pegou fogo enquanto estaria recarregando na garagem. Este não seria o único caso envolvendo carros Jaguar.
Carros Jaguar: mais um I-Pace acaba se incendiando nos Estados Unidos
Este é o primeiro carro elétrico fabricado pela marca do Reino Unido. Sua apresentação ao mundo aconteceu no ano de 2018. De acordo com informações publicadas pelo site especializado Electrek, o caso do Jaguar I-Pace que pegou fogo no último mês de junho aconteceu no estado da Flórida. O carro tinha como proprietário Gonzalo Salazar.
A unidade do modelo em questão foi adquirida por Salazar no ano de 2020 (I-Pace 2019). Em e-mail enviado ao portal de notícias, o dono do carro que pegou fogo contou diversos detalhes sobre o que aconteceu com o seu veículo, que estaria carregando na garagem de casa.
VEJA TAMBÉM
“Em 16 de junho, liguei o carro antes de ir para a cama. Na manhã de 17 de junho, acordei e desliguei o carro. Mais tarde naquela manhã, saí para fazer algumas tarefas. Eu dirigi cerca de 20 quilômetros naquela manhã antes de voltar para casa e estacionar o carro de volta na garagem, deixando a porta da garagem aberta.
Enquanto fazia as coisas em casa, ouvi estalos vindos da garagem. Resolvi ir ver de onde vinham os sons e, ao entrar na garagem, me deparei com uma espessa parede de fumaça. Meu pensamento imediatamente foi: ‘Quando há fumaça, há fogo’, e eu preciso tirar o carro da garagem da casa”, diz Salazar em e-mail enviado ao Electrek.
Depois, de forma surpreendente, o motorista conseguiu retirar o carro da garagem e colocá-lo na rua. No entanto, os barulhos não pararam por aí. Salazar relata que enquanto entrava em contato com uma assistência técnica da Jaguar, mais estalos foram ouvidos e o carro começou a pegar fogo (saindo da parte inferior do veículo).
Today's Top Stories: Tesla stock surges ahead of the split, Another Jaguar I-Pace catches on fire, and more
— Electrek.co (@ElectrekCo) August 1, 2022
Rapidamente, o automóvel foi tomado pelas chamas. Imagens publicadas pelo Electrek mostram que apenas a dianteira do carro não foi atingida. Após os bombeiros apagarem o fogo, a Jaguar foi ao local e recolheu as partes que sobraram do modelo.
O que a marca diz sobre o assunto?
Logo após o episódio, uma investigação foi feita. Salazar relata ao site de notícias que um especialista foi enviado pela seguradora. Esta investigação foi realizada, mas o resultado foi que houve perda total do veiculo. Enquanto isso, a Jaguar também vem fazendo sua própria investigação. Veja o que o dono do Jaguar I-Pace incendiado diz sobre isso.
“Minha companhia de seguros enviou um especialista forense, fez a investigação e declarou perda total do carro.
A Jaguar, por outro lado, não está ajudando em nada, afirmando que eles precisam concluir sua própria investigação, mas devido ao risco de acender o fogo novamente, eles não conseguem encontrar um lugar onde possam levantar o carro, portanto, A “investigação” está suspensa e eles não assumem nenhuma responsabilidade pelo que aconteceu.” relata.
Nos últimos anos, a comercialização de carros elétricos cresceu em várias partes do mundo. Hoje, diversas marcas possuem veículos deste tipo. Mas as ocorrências de incidentes envolvendo estes automóveis mais sustentáveis também estão se tornando frequentes.
O portal Elektrek conta que outras unidades do modelo britânico também já tiveram problemas. Em 2018, um exemplar estava estacionado e acabou se incendiando. O caso aconteceu na Holanda.
Três anos depois, mais um I-Pace incendiado. Desta vez, o carro estava no estado do Óregon (EUA). Uma terceira unidade pegou fogo na Hungria, no último mês de outubro. Neste último caso, o incêndio começou enquanto o veículo carregava.
Baterias da LG
O site norte-americano até tentou entrar em contato com a Jaguar. No caso, a reportagem do portal queria saber se poderia existir alguma relação entre os quatro casos de incêndios em carros Jaguar e as células de bateria da LG usadas pela empresa. No entanto, a marca não respondeu as perguntas e apenas enviou um comunicado.
“A Jaguar Land Rover North America, LLC está comprometida com a segurança de nossos clientes e estamos cientes deste incidente I-PACE em Boynton Beach, FL. Entramos em contato e estamos cooperando com o especialista da companhia de seguros do cliente para uma inspeção do veículo.
A JLRNA não pode comentar mais sobre suas perguntas até que a investigação seja concluída.”
Como foi dito acima, vários incidentes envolvendo carros 100% elétricos aconteceram nos últimos anos. Os incêndios em unidades do Chevrolet Bolt EV são bons exemplos disso. O modelo da marca dos EUA teve que passar por um grande recall (mais de 141 mil unidades afetadas) por conta de problemas na bateria.
A produção ficou um bom tempo paralisada. O que resta é esperar para saber se as investigações sobre estes incêndios em carros Jaguar continuarão e se será necessário algum tipo de recall.
Com informações de Electrek