Carros elétricos pegam fogo? Bombeiros e ABVE farão simulado de combate a incêndio para testar as segurança dos veículos

Ainda em dúvida se os carros elétricos pegam fogo? Entenda os detalhes do simulado de combate a incêndio dos bombeiros e da ABVE e fique por dentro do assunto!

Quem nunca ficou em dúvida se os carros elétricos pegam fogo? Bem, esse é um questionamento bastante comum, afinal, com as novas tecnologias chegam também as desconfianças.

É pensando nisso que uma iniciativa dos bombeiros e da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) visa testar a segurança desses automóveis da forma mais real possível.

Acompanhe o Garagem360 e entenda melhor essa história!

Carros elétricos pegam fogo? Simulado dos bombeiros e ABVE traz a resposta

A segurança na hora de conduzir qualquer tipo de veículo é indispensável, tanto da parte do condutor, como responsável pelo veículo, quanto da parte das montadoras e fabricantes, em relação às especificações e itens que eles carregam.

Dessa forma, a alta popularidade dos carros elétricos deixa muita gente em dúvida se eles realmente são seguros, afinal, estamos falando de um veículo que depende da corrente elétrica para se mover.

Assim, a ABVE e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo propõe uma simulação de combate a incêndio, dessa vez, com os automóveis eletrificados como “cobaias” para os testes.

O objetivo é justamente testar a eficiência dos protocolos de segurança desses automóveis, assim como das baterias.

Para isso, eles serão submetidos a condições reais, e apresentar os equipamentos já disponíveis por aqui que podem ser úteis nesse tipo de situação.

Fique por dentro: Revelamos o que não te falaram sobre os pneus dos carros elétricos

Foco do simulado é tranquilizar sobre a segurança dos veículos

Um dos maiores receios dos donos dos carros elétricos é justamente sobre o carregamento desses veículos. Isso porque eles também podem ser carregados em casas, condomínios, e não necessariamente em estações de cargas específicas.

Dessa forma, Ricardo Bastos, presidente da ABVE, menciona:

“Queremos a máxima transparência”, disse Ricardo Bastos. “A ABVE busca tranquilizar os usuários e os responsáveis por condomínios residenciais sobre a segurança dos veículos elétricos e das estações de recarga”. 

Ele ainda complementa:

“Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de colaborar com os Bombeiros na elaboração de normas eficazes e realistas de prevenção de acidentes, pois isso é importante para o desenvolvimento do próprio mercado da eletromobilidade”.

O simulado acontece no mês que vem, em maio.

Afinal, os carros elétricos são seguros?

Sim, os carros elétricos são seguros. É claro que podem ocorrer situações e falhas, principalmente em relação aos softwares, mas isso é completamente comum até mesmo nos carros a combustão.

Assim, é preciso apenas se atentar às instruções do manual do fabricante, principalmente quanto ao carregamento, e usufruir ao máximo do seu veículo.

Aproveite para conferir: Jeep Commander 2025 ganha novo motor 2.0: veja tudo o que mudou

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA