Fim da festa? Carros elétricos chineses vão ficar mais caros após nova regra dos EUA

Os carros chineses são extremamente populares nos mercados do mundo inteiro. A produção dos automóveis eletrificados deixa ainda mais em evidência esse ponto voltado à popularidade das montadoras chinesas, incluindo a forte presença dos carros chineses em locais como os Estados Unidos.

Entretanto, uma nova decisão do governo norte-americano deverá resultar em um aumento significativo no valor dos carros chineses. Isso porque, agora, a nova regra muda o subsídio voltado para os automóveis em questão, o que altera o valor dos veículos que contenham baterias e/ou peças da indústria chinesa. Entenda melhor!

 

Foto: Freepik

Nova regra dos EUA pode alterar valor dos carros chineses eletrificados

É preciso enfatizar que a China é líder mundial quando o assunto é produção de baterias para veículos. De acordo com um relatório recente, publicado em 2023 pela Agência Internacional de Energia (AIE), o país é responsável por dominar quase todas as etapas da cadeia que propõe o fornecimento das baterias (EV). 

Dessa forma, como também dito, a China está bastante presente nos mercados do exterior, incluindo nos automóveis disponíveis nos Estados Unidos, principalmente quanto à questão das baterias. Porém, o governo de Biden, atua presidente dos EUA, apresentou algumas novas regras que reduzem os subsídios direcionados aos veículos que tenham algum componente da China.

Por aqui a história é parecida: Tiro no pé! Retorno do imposto de importação para carros elétricos é retrocesso, diz entidade

 

Teoricamente, de acordo com o governo, a medida visa deixar as baterias chinesas fora dos carros que são comercializados no país. Logo, a novidade deverá ser capaz de aumentar o preço dos carros elétricos (EV) para os residentes dos Estados Unidos da América. 

 

Foto: Freepik

Carros deixam de ser elegíveis ao crédito fiscal em janeiro de 2024

De acordo com as informações dispostas pelo governo dos EUA, em janeiro de 2024, será possível contar com um período de 30 dias destinados aos comentários públicos. Assim, os veículos com tais componentes passarão a ficar de fora para o crédito fiscal que totaliza cerca de R$ 36.584,71 (US$ 7.500).

Essa situação faz com que os consumidores dos EUA possam gastar menos na hora de comprar um carro elétrico novo, tendo em vista as novas diretrizes do Tesouro dos EUA. Isto é, na teoria, isso está voltado à Receita Federal e ao Departamento de Energia.

Desse modo, fica proibido o uso das peças que sejam fabricadas ou montadas pelas “entidades estrangeiras de interesse“, em uma tradução livre (FEOC, em inglês). Isso se refere às empresas que possuam sede em locais como a China, Rússia, Coreia do Norte e/ou Irã.

2025 também terá novas mudanças

Além da questão das baterias, a China também é líder em processo global de minerais que são necessários para as baterias dos veículos eletrificados. Assim sendo, materiais como grafite e terras raras também estarão restritos a partir de 2025 nos EUA.

De acordo com o próprio governo, o objetivo é “proteger a segurança nacional”. O Tesouro informou que:

“a partir de 2025, um veículo limpo elegível não poderá conter quaisquer minerais críticos que tenham sido extraídos, processados ​​ou reciclados por uma FEOC”

Por fim, outro ponto importante é que as autoridades informaram que já excluíram temporariamente determinados baterias propostos às baterias e que eram mais difíceis de rastrear. O objetivo é garantir mais tempo para que as empresas passem pela transição.

Aproveite e dê uma olhada: Esse acessório pode te livrar de apuros nas viagens de moto

 

Foto: Freepik

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar