Do tempo de Chernobyl: conheça os carros do antigo “mundo socialista”
Produzida pela HBO, a minissérie Chernobyl conta a história do acidente nuclear que aconteceu na União Soviética em 1986.
Produzida pela HBO, a minissérie Chernobyl conta a história do acidente nuclear que aconteceu na União Soviética em 1986. Além de mostrar o que aconteceu na tragédia, é possível notar que diversos veículos do mundo socialista, como os Lada Laika e Niva, alguns dos símbolos automotivos dos países que adotavam esses regimes no século passado.
Nesta galeria, o Garagem360 preparou uma seleção especial com os automóveis que foram produzidos em países do lado oriental da Cortina de Ferro.
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Carros do mundo socialista
- O Lada Laika (ou Riva), produzido com base no Fiat 124, é um dos veículos da russa AvtoVAZ | Foto: davocano via Visual hunt / CC BY
- Lada Laika (Riva) | Foto: davocano via Visual hunt / CC BY
- Lada Laika (Riva) | Foto: Keijo K. Knutas via VisualHunt / CC BY-NC
- Apelidado de “jipe russo”, o Lada Niva também era uma das invenções da montadora AvtoVAZ. Desde 1977, o modelo foi fabricado em várias versões | Foto: STI Performance via Visual hunt / CC BY-SA
- Lada Niva | Foto: dave_7 via VisualHunt.com / CC BY
- Lada Niva | Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY
- Lada Niva | Foto: NielsdeWit via Visualhunt.com / CC BY
- Fabricado pela Gaz, montadora da União Soviética, o Volga ainda é bastante comum na Rússia. O modelo foi produzido entre 1955 e 2010 | Foto: W.Grabar via Visual hunt / CC BY-NC
- Gaz Volga | Foto: W.Grabar via Visual Hunt / CC BY-NC
- Gaz Volga | Foto: W.Grabar via Visualhunt.com / CC BY-NC
- Gaz Volga | Foto: Hobo Matt via VisualHunt / CC BY-NC-SA
- O modelo 69 foi produzido pela montadora soviética Gaz entre 1953 e 1956. Depois, entre 1956 e 1972, o jipe foi fabricado pela russa UAZ | Foto: junktimers via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- Gaz 69 | Foto: magro_kr via Visualhunt / CC BY-NC-ND
- Gaz 69 | Foto: granada_turnier via Visual Hunt / CC BY
- Gaz 69 | Foto: 270862 via VisualHunt / CC BY-ND
- Fabricado pela montadora ucraniana LuAZ, o 969 era um dos modelos 4×4 do regime socialista. Ele foi fabricado durante a década de 1970 | Foto: Wikimedia/Thomas doerfer
- LuAZ 969 | Foto: Wikimedia/DL24
- LuAZ 969 | Foto: Wikimedia/VargaA
- O Moskvich 412 era ideal para famílias russas. O modelo foi produzido entre 1967 e 1975 | Foto: ViewPix69 via Visualhunt / CC BY
- Moskvich 412 | Foto: sergey245x via Visual Hunt / CC BY
- Moskvich 412 | Foto: sergey245x via Visualhunt.com / CC BY
- Moskvich 412 | Foto: Eugenie VASILYEFF via Visualhunt / CC BY
- Produzido pela VEB Sachsenring, o Trabant começou a ser fabricado em 1957, na Alemanha Oriental. Depois da queda do muro de Berlim, o modelo foi rejeitado por muitos proprietários | Foto: davocano via VisualHunt / CC BY
- Trabant | Foto: magro_kr via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- Trabant | Foto: fortinbras via Visualhunt / CC BY-NC-SA
- Produzido pela montadora polonesa FSO, o Polonez usava alguns componentes do Polski 125p, da Fiat. Passando por diferentes versões, o modelo foi fabricado de 1978 a 1997 | Foto: photobeppus via Visual hunt / CC BY-SA
- FSO Polonez | Foto: photobeppus via Visualhunt / CC BY-SA
- FSO Polonez | Foto: junktimers via Visualhunt / CC BY-NC-ND
- FSO Polonez | Foto: junktimers via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
- O Tatra 603 foi produzido na República Socialista da Tchecoslováquia entre 1956 e 1962. O veículo era usado apenas pela elite | Foto: kamienok via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- Tatra 603 | Foto: photobeppus via Visualhunt.com / CC BY-SA
- Tatra 603 | Foto: photobeppus via Visualhunt.com / CC BY-SA
- Tatra 603 | Foto: andreboeni via Visualhunt / CC BY
- O Yugo, também conhecido como Zastava Koral, foi produzido na Iugoslávia pela montadora Zastava. O carro pequeno estreou em 1978 e foi repaginado até 2010, quando saiu de linha | Foto: MSVG via VisualHunt / CC BY
- Yugo (Zastava Koral) | Foto: irina slutsky via Visual Hunt / CC BY
- Yugo (Zastava Koral) | Foto: MSVG via Visual Hunt / CC BY
- Yugo (Zastava Koral) | Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY