Cosplay de rico? Carros de luxo usados estão na mira do brasileiro

O mercado de carros de luxo usados está mais quente do que nunca! Assim, esse nicho associado apenas a estrelas e milionários parece se aproximar do público tradicional, é o que nos mostram os dados.

Carros de luxo permitidos na Uber
Carros de luxo  (Imagem: Divulgação/Aston Martin)

Brasileiro busca cada vez mais por carros de luxo usados

A busca por carros de luxo usados no Brasil está em ascensão, e os números falam por si.

De acordo com a WebMotors, uma das maiores plataformas de compra e venda de veículos usados do país, nos últimos dois anos a procura por esses veículos aumentou impressionantes 110%.

VEJA TAMBÉM

Este levantamento abrangeu os anos de 2021, 2022 e o primeiro semestre de 2023.

O levantamento considerou os veículos com preço base acima de R$ 500 mil.

Esse crescimento surpreendente na busca por carros de luxo usados sugere uma tendência nas preferências dos consumidores.

Assim, eles estão valorizando mais os modelos premium, mesmo que já tenham algum tempo de uso.

Último ano foi intenso no comércio de usados de luxo

O último período de 12 meses, em particular, apresentou um aumento significativo. Isto porque foi um salto de 60% nas pesquisas por carros de luxo usados na plataforma WebMotors.

Assim, levanta um ponto notável. Os compradores estão dispostos a investir mais em veículos com construção e kits mais robustos, mesmo que isso signifique pagar o equivalente ao preço de um modelo novo.

Isso mostra que a busca pela exclusividade e performance que os carros de luxo proporcionam é mais forte do que nunca no mercado.

Sem dúvidas há um potencial enorme a ser explorado não apenas pelas plataformas de usados, mas também por montadoras.

Marcas mais visadas

Mercedes-Benz escala os rankings e já é top 3 marcas mais visadas
Mercedes-Benz escala os rankings e já é top 3 marcas mais visadas (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

Quando se trata de escolher a marca de um carro de luxo usado, os motoristas brasileiros têm suas preferências bem definidas. Com base nos dados da WebMotors, as marcas mais procuradas, em ordem de popularidade, são:

  • Porsche
  • BMW 
  • Mercedes-Benz

O ano de 2022 trouxe uma mudança interessante nesse cenário, com a Mercedes-Benz entrando para o top 3.

Além disso, é importante notar também que a Chevrolet fez sua estreia no ranking, ocupando a décima posição no primeiro semestre de 2023. Isso indica que até mesmo marcas associadas a veículos mais acessíveis estão atraindo a atenção deste nicho de público.

Nos rankings de 2022 e 2021, as marcas Porsche, BMW e Audi eram as mais buscadas. Assim, deixa claro a capacidade destes nomes em atraírem atenção constante e o desejo dos motoristas.

Se vai virar tendência a compra de carros de luxo usados, ainda não sabemos. No entanto, como mostram os dados de pesquisa e marcas, sem dúvidas há muito negócio a ser fechado neste meio!

Aqui tem mais sobre a modalidade de luxo: Carros que ninguém imaginou, mas que são permitidos para Uber

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar