Carros da Volkswagen terão os novos semicondutores da Samsung

A Samsung fornecerá os mais recentes semicondutores de sua linha Exynos Auto à alemã Volkswagen. Os processadores (chips) de última geração serão o cérebro dos instrumentos eletrônicos e das centrais de infoentretenimento dos futuros modelos da VW.

Carros da Volkswagen terão os novos semicondutores da Samsung
Samsung Exynos Auto

Carros da Volkswagen e os novos semicondutores da Samsung; entenda

O novo chip, chamado Exynos Auto V9, suporta o sinal de 12 câmaras integradas no veículo e uma resolução máxima de vídeo de 4K, entre outras possibilidades.

A Samsung Eletronics já tem fornecido, desde o início do ano, outras versões do Exynos Auto – o primeiro chip desenvolvido especialmente para aplicações da indústria automobilística – à Volkswagen, para os seus modelos atualmente em produção.

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Atualmente, todos os novos carros da Audi – marca pertencente ao Grupo Volkswagen – levam semicondutores da linha Exynos Auto.

A aposta da Samsung é passar a fornecer o novo chip para as demais marcas do grupo – o que inclui Seat, Škoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini e Porsche, além da Ducati no segmento de motocicletas e da Scania, Neoplan, Traton e MAN, no segmento de veículos comerciais.

A Samsung já está desenvolvendo chips ainda mais avançados, pensados para a próxima geração de veículos elétricos e de carros autônomos. 

Samsung Exynos Auto

O Exynos Auto V9

Chips  que controlam equipamentos variados de um veículo – incluindo funções como navegação, multimídia e entretenimento – já estão presentes na maioria dos carros atuais.

O Exynos Auto V9, da Samsung, é um chip octacore (ARM Cortex A76) com grande capacidade de processamento – velocidade de até 2,1 GHz. O semicondutor dá suporte para que várias aplicações rodem simultaneamente – por exemplo, até seis monitores e 12 câmeras funcionando ao mesmo tempo.

Por conta desse poder de processamento, o Exynos é a nova tendência para os sistemas de infoentretenimento das futuras gerações de veículos, proporcionando  novas experiências de mobilidade, como a dos carros autônomos.

  • Proteção em tempo real para uma condução mais segura – um dos oitos núcleos do chip é isolado para garantir a proteção das operações dos sistemas de segurança do veículo
  • Ambiente de condução personalizado, administrado por NPU – Uma unidade de processamento neural (NPU, na sigla em inglês) fornece a inteligência artificial para um serviço de concierge digital – incluindo reconhecimento facial, de gestos e de voz. A NPUé um microprocessador especializado na aceleração de algoritmos de aprendizado de uma máquina, normalmente operando em modelos preditivos.
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Chips automotivos (Imagem ilustrativa)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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