Carros no Japão têm detalhe inusitado: nunca visto antes no Brasil

O mundo todo traz semelhanças nos designs dos carros. Porém, no Japão, um detalhe inusitado chama atenção nos veículos. Veja! 

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/por-que-os-carros-japoneses-possuiam-retrovisores-no-capo
Foto: Reprodução

Carros com detalhe inusitado

Onde ficam os retrovisores do seu veículo? Na parte externa do veículo ajustados ao volante e cabine na porta, certo? No Japão um detalhe inusitado muda a composição dos carros nesse aspecto.  

Por lá, em modelos um pouco mais antigos, não é difícil encontrar unidades com os retrovisores acoplados ao capô ou nos para-lamas. 

A justificativa por trás da escolha curiosa da indústria automotiva local é (ou era) uma melhor visualização de todo o entorno do automóvel, sem a necessidade de maiores esforços para enxergar. 

No entanto, de modo geral, essa característica não se manteve para as linhas mais modernas do país, seguindo até mesmo o aspecto global das marcas atualmente. 

Retrovisores parabólicos

Os retrovisores parabólicos, acoplados no capô ou nos para-lamas dos carros japoneses, atendiam, antes de mais nada, à legislação local, que presava por esse tipo de construção. 

Além do mais, os espelhos nos para-lamas atribuem uma visão livre de distrações, já que o sentido do campo de visão é um só, a parte dianteira do veículo. 

Esse traço é definido no setor automotivo japonês como uma ‘’visão sem distrações’’, o que pode ocorrer com os retrovisores mais comuns que estamos acostumados. 

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/por-que-os-carros-japoneses-possuiam-retrovisores-no-capo
Retrovisores parabólicos ainda são utilizados em táxis (Foto: Reprodução)

Ideia diferenciada

Se pararmos pra pensar, realmente a ideia do espelho retrovisor para uma visualização mais complexa se sustenta com o item mais distante do nosso corpo, uma vez que muitos modelos atuais possuem pontos cegos e afins, entre outros fatores, por retrovisores na linha da direção. 

Os espelhos ao lado e não a frente do motorista, desafiam constantemente o desempenho nas vias por exigir que viremos a cabeça por alguns segundos para decifrar o trânsito ao nosso redor. 

Essa ação pode, dependendo da situação, prejudicar o desempenho e não ser a atitude mais segura a bordo de um veículo no dia a dia. 

E você, o que acha deste e outros temas a respeito da indústria automotiva global? Deixe seu comentário e se inscreva no Canal do Garagem360 no Youtube!

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar