Audi confirma carro elétrico compacto; o que sabemos sobre modelo?

Montadora confirme novo carro elétrico compacto Audi até 2027. Esta informação é de Olivier Hoffmann, diretor de desenvolvimento da marca

Com o passar do tempo, a oferta de carros elétricos vem aumentando em todo o mundo. E parece que uma marca bastante conhecida irá desenvolver um veículo compacto 100% elétrico. Estamos falando da Audi. A montadora deve ter um carro elétrico do segmento A até o ano de 2027. Veja o que sabemos sobre o novo carro elétrico compacto da Audi.

novo carro elétrico compacto da Audi

A Audi deve estrear no segmento A europeu com um carro compacto elétrico (Foto: Divulgação/Audi) – novo carro elétrico compacto da Audi

Audi lançará carro compacto elétrico? Saiba mais!

A informação foi dada por Olivier Hoffmann, diretor de desenvolvimento da Audi. Em entrevista ao site especializado Automobilwoche, ele disse que:  “Vamos eletrificar todos os segmentos principais até 2027. Isso também inclui o segmento A, onde vemos claramente a necessidade de veículos premium no futuro”, afirmou Hoffman.

Vale lembrar que a Audi já aposta em uma categoria acima. Os modelos do segmento B da marca são o A1 e o Q2. No entanto, estes modelos não ganharão uma nova geração. Agora, no segmento A (segmento de entrada no mercado europeu) ela nunca esteve presente. Ou seja, teremos mais um modelo inédito dela.

A marca já teve a intenção de lançar de um carro elétrico compacto. No Salão de Frankfurt de 2011, por exemplo, foi apresentado o Audi Urban Concept. O protótipo que ilustra esta matéria tem capacidade para duas pessoas. Com um visual bastante chamativo, este modelo pesava 480 kg e vinha equipado com dois motores elétricos de 20 cv de potência.

Audi

Q2 Concept (Foto: Divulgação/Audi)

Já a autonomia era de 70 km. Um outro carro conceito que enquadra na mesma proposta é o Audi Q2 Concept. Mas qual seria a plataforma utilizada para a produção deste veículo elétrico compacto? Hoje, uma aposta seria na futura plataforma MEB Small, a mesma do VW ID. Life.

Uma pergunta que fica é: será que teremos um lançamento no segmento B (o mesmo do A3 e do ID.3) também? Vale ressaltar que o menor carro 100% elétrico da marca de Ingolstadt é o SUV Q4 e-tron. Este carro foi apresentado no ano passado.

Planos para o futuro

novo carro elétrico compacto da Audi

Audi e-tron (Foto: Divulgação/Audi)

A Audi é uma das marcas que já possuem seu plano de eletrificação. De acordo com a marca das quatro argolas, a expectativa é que em 2025, a marca tenha uma gama formada por mais de 20 modelos elétricos. Depois, a partir de 2026, apenas carros 100% elétricos sairão de sua fábrica. E não para por aí.

Carros que não são elétricos devem deixar de ser fabricados até 2033 em todas as partes do mundo (menos na China). Tudo isso para atingir a meta de zerar as emissões globais em 2050. Contando os modelos que vendem na Europa, a marca possui três modelos diferentes: o e-tron, o RS e-tron e o Q4 e-tron. Sem falar do Q5 e-tron chinês.

Os dois primeiros da lista estão sendo vendidos no Brasil. Destaque para o SUV e-tron. Este foi lançado em terras brasileiras no ano passado. Este carro está equipado com dois motores de 408 cv 300 kW) de potência. De acordo com dados da marca, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Já a autonomia é de até 436 km.

Audi e-tron Sportback (Foto: Divulgação/Audi)

Ele também possui uma versão Sportback. Sem falar do sedã cupê RS e-tron GT. Este sedã de alto desempenho é um dos principais concorrentes do Porsche Taycan. Do mesmo modo que o e-tron SUV, ele também traz dois motores. Eles podem atingir uma potência máxima de até 645 cv (com overboost) e possui uma autonomia de 472 km.

Com informações de Foro Coches Electricos/Automobilwoche

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA