Carro usado e com preço popular ainda é a base da frota brasileira
Sonho dos brasileiros, o carro novo nem sempre é um 0 km. Muitas vezes, esse status fica por conta do novo modelo usado, bem mais popular.
O sonho de muitos brasileiros com dinheiro sobrando é comprar um veículo novo. Porém, o ‘’novo’’, nesse caso fica restrito à propriedade e não ao tipo de modelo, já que o carro usado ainda é a opção mais escolhida no país. Veja!
Carro usado é protagonista entre os veículos do BR
Se você recebesse uma boa quantia para comprar um veículo novo, o que escolheria: um modelo 0 km ou um carro usado desejado?
A resposta para essa questão é o que define a preferência do brasileiro na horar de comprar um carro novo em 2024.
E essa predileção possui tendência atual de escolha pró-carro usado, já que eles correspondem por um volume de vendas 5 vezes maior do que os veículos 0 km.
Carro usado vende 5 vezes mais
De acordo com levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os veículos usados no Brasil vendem o quíntuplo dos modelos 0 km.
É possível traçar essa realidade a partir da pesquisa aprofundada da Fenabrave sobre o emplacamento de automóveis e comerciais leves no mês de julho, assim como no geral acumulado desde janeiro de 2024.
Emplacamentos em julho de 2024
Ainda segundo a Fenabrave, em julho de 2024, 227.300 automóveis e veículos comerciais leves foram vendidos no período.
Já entre os carros usados, o número de emplacamentos foi de 1.087.537 modelos.
Entre os modelos mais vendidos do período, destaque para a Fiat Strada com 14.192 na categoria 0 km e o Volkswagen Gol, usado mais comercializado com 71.286 novas unidades.
Vendas acumuladas de 2024
Quando o panorama aborda todos os meses do ano até aqui, a diferença é expressivamente maior entre as duas categorias.
De janeiro a julho de 2024, 1.304.263 veículos 0 km foram emplacados no Brasil contra 6.489.257 de unidades usadas comercializadas.
No recorte mais amplo, a Fiat Strada é a maior protagonista no segmento de veículos 0 km com 70.789 unidades, enquanto o Volkswagen Gol é o modelo usado mais popular em negociações.
Somente com as comercializações do Gol em julho, o modelo da Volkswagen já supera o número de vendas da Strada no ano todo, 71.286.
Maioria busca bom preço
O cenário atual do segmento automotivo reforça o perfil histórico do consumidor brasileiro, que busca por um bom custo-benefício em forma de carro.
Nesse sentido, o VW Gol é a opção mais escolhida porque agrada a muitos por fatores como: mecânica eficaz, design interessante e, principalmente, bom preço.
Dados os diversos modelos do veículo compacto existentes no Brasil, a média de preços fica na casa dos R$ 40 mil, valor ajustado ao potencial financeiro de boa parte do público capaz de adquirir um transporte particular.
Confira também: Conflito de gerações: Mobi 0 km ou Uno usado? Veja o comparativo
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.