Carro seminovo manual ou automático: veja prós e contras de cada um deles
Carro seminovo manual ou automático. Chamamos um especialista para ajudar nos prós e contras de cada um deles. Acompanhe!
Carro seminovo manual ou automático? A escolha entre um carro com câmbio manual ou automático tem sido uma dúvida recorrente dos motoristas, principalmente na compra de um seminovo.
Cada opção apresenta vantagens e desvantagens, e, a melhor escolha dependerá de alguns fatores. Entenda!
Carro seminovo manual ou automático?
Embora o câmbio automático seja uma tendência crescente entre os consumidores que buscam maior conforto e praticidade na condução, há quem prefira os câmbios manuais, principalmente entre os motoristas que valorizam o controle e a economia de combustível.
“Os carros com câmbio manual têm sido a escolha de muitos motoristas que valorizam o controle direto sobre o desempenho do veículo. Esse tipo de transmissão também costuma ser mais econômica em termos de combustível, já que o motorista pode ajustar as marchas de acordo com a eficiência do motor”, explica Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional.
O especialista ressalta que os carros equipados com câmbio manual podem exigir mais esforço, sobretudo em situações de tráfego intenso por conta da troca constante de marchas.
Além disso, o valor de revenda geralmente é menor se comparado ao mesmo modelo de veículo, mas com câmbio automático.
Já os veículos com câmbio automático têm se popularizado no país. Os motivos são os mesmos do que no resto do mundo: conforto e a facilidade que oferecem, especialmente em áreas urbanas.
“A transmissão automática elimina a necessidade de trocar de marchas manualmente, o que proporciona uma condução mais suave e menos cansativa. Com as tecnologias avançadas, como transmissões CVT e de dupla embreagem, os carros automáticos têm melhorado significativamente em termos de eficiência de combustível e desempenho”, comenta o superintendente.
Leia também:
Carros automáticos famoos por darem problema no câmbio – Fuja deles
Custo é diferente
O custo de manutenção é sensivelmente diferente e aumenta ainda mais em caso de reparo/ troca. A caixa do câmbio manual do HB20, por exemplo, custa R$ 2.200, enquanto a do câmbio automático custa R$ 7.219.
Qual escolher?
A escolha entre câmbio manual e automático depende das preferências individuais e das condições de uso de cada motorista. “Entender essas diferenças e como elas se aplicam ao seu contexto pessoal é fundamental para fazer uma escolha que realmente melhore sua experiência de direção e atenda às suas expectativas”.
No final, a escolha vai depender desses fatores:
- preferência
- frequência de uso (se roda muito o recomendado é o câmbio automático)
- possibilidade de arcar com os custos extras do câmbio automático.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.