Carro por assinatura: saiba se o custo-benefício compensa
Entenda quais as principais características de um carro por assinatura e se a modalidade compensa para o seu estilo de vida.
Entre as vantagens de adquirir um carro por assinatura é não ter que se preocupar com impostos como o IPVA e o licenciamento, bem como com seguros e outros serviços frequentes. A modalidade permite que o condutor tenha o veículo seguro e revisado, dessa forma a única preocupação será abastecer.
Avalie as condições e benefícios de um carro por assinatura
Comprar um carro demanda um alto nível de investimento. Hoje por exemplo, o veículo mais barato do mercado nacional ultrapassa os R$ 62 mil. Porém, ao decidir realizar a compra outros fatores devem ser levados em consideração.
Somente o preço final do veículo não é o suficiente para calcular todos os gastos. Nessa conta devem entrar seguro, manutenção e impostos. No entanto, há outros meios de manter a liberdade de ir e vir que um veículo proporciona e com certo custo-benefício.
Alan Lewkowicz é administrador de empresas e CEO da ComparaCAR, explica que o carro por assinatura é uma forma de aquisição de um automóvel pagando-se um valor mensal por um tempo determinado. Nessa leitura, fica o questionamento, então, entre a diferença de assinar um carro ou comprar.
“Há empresas, como as locadoras que conseguem comprar o veículo com desconto, obtendo vantagens em ter custos diluídos na sua estrutura. Logo, com um custo menor, conseguem oferecer uma mensalidade atraente para o cliente.
No entanto, é imprescindível fazer a conta e ver se bate, porque tudo vai depender também do modelo, do ano e de outras variáveis para entender se, matematicamente, vale a pena ou não.” Revela Alan.
Pagar uma assinatura de um automóvel, ao invés de comprá-lo, também pode ser mais atraente do ponto de vista do mercado atual, principalmente para quem dispõe do recurso para adquirir um carro à vista, pois, devido às elevadas taxas de juros, é mais vantajoso deixar o dinheiro investido para render.
Ele ressalta que o serviço chega como uma comodidade aos condutores que além de economizar, também ficarão isentos de determinadas responsabilidades, sendo “uma excelente opção, pois, ao adquirir um veículo nessas condições, o motorista paga um valor mensal à locadora, e todos os gastos com manutenção, impostos e taxas ficam por conta do locatário.”
Carro por assinatura não exime o motorista de arcar com multas e danos ao patrimônio
Por mais que haja uma série de vantagens na modalidade, o administrador informa que o motorista não está isento de ser um bom condutor e manter as boas condições do carro.
“Eventuais descuidos, como riscos, amassados e manchas também serão cobrados do motorista. Em casos de acidentes de trânsito, a taxa de franquia também será arcada pelo condutor do veículo para acionamento do seguro.”
Nesse caso, na contratação da assinatura, deve ser analisada a cobertura do seguro, resguardando-se de surpresas desagradáveis em caso de sinistro.
O CEO da ComparaCAR finaliza com um questionamento. “Quanto você valoriza não ter que se preocupar com questões burocráticas que tomam boa parte do dia. Em casos em que o tempo que sobra é aquele de reabastecer, o carro por assinatura é uma excelente opção de escolha.”
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.