Carro elétrico pode ter revisões até 13% mais baratas que hatch de entrada

A revisão de veículo de entrada com motor a combustão pode ser até 20% mais cara que de carro elétrico, que possui menos peças para inspeção.

Ter um carro elétrico é um sonho para boa parte dos motoristas brasileiros, mas estes veículos podem ser um ‘pesadelo’ para os mecânicos. Isso porque, por conta da ausência de um motor tradicional a combustão, eles geralmente têm manutenção mais simples e barata.

A diferença de valores de revisões entre um veículo de motor a combustão e um elétrico pode chegar a 13% na gama de modelos da Chevrolet. No caso, a comparação é feita entre o plano de revisões programadas até 50 mil km para o Bolt e um Onix 1.0 MT. 

O Chevrolet Onix 2023 é um dos carros mais vendidos do país, veja o que a versão LT entrega de pontos positivos e a lista de equipamentos

Chevrolet Onix 2023 (Foto: Divulgação)

Carro elétrico da Chevrolet tem revisões 13% mais baratas que Onix

Segundo apurado pelo Garagem360, o pacote com as 5 primeiras revisões de um Onix 1.0 MT custa R$ 3.456. Já o custo de manutenção programada para o Chevrolet Bolt EV no mesmo período (5 anos ou 50 mil km) é de R$ 3.016 – uma diferença real de 13%.

O levantamento considerou a manutenção do Bolt 2020, única opção disponível na página de pós-venda da marca. No caso do Onix, foi considerada a opção básica, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual.

De acordo com a General Motors, não há necessidade de troca de filtro de óleo e de combustível, óleo do motor e inspeção de óleo de transmissão na revisão de um elétrico, o que barateia o serviço.

Novo Chevrolet Bolt 2023

Chevrolet Bolt EV 2023 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

“Um carro elétrico não tem troca de óleo, correias, velas ou filtro de ar do motor ou de combustível, por exemplo. Tudo isso reduz também o tempo de mão de obra do mecânico. Mas como quase tudo é eletroeletrônico num EV, a oficina precisa ter ferramental e procedimentos específicos, assim como profissionais devidamente capacitados, para lidar com o sistema de alta tensão com segurança”, explica o gerente de serviços para a rede de concessionárias Chevrolet, Adalberto Casalecchi.

A Chevrolet possui aproximadamente 80 oficinas habilitadas a dar assistência a elétricos em diferentes pontos do território nacional — a falta de postos de manutenção para EVs é um dos pontos negativos, já que pode aumentar a mão de obra de serviços.

Os carros elétricos, possuem algumas manutenções próprias, entre elas a troca do líquido de arrefecimento que refrigera as baterias. A necessidade de visitas com intervalos programados à oficina não muda em relação aos demais tipos de automóveis porque mantém-se checagens de itens de desgaste comuns, como sistemas de freios, suspensão e direção.

Outra grande economia que o carro elétrico proporciona aos seus proprietários é o custo por quilômetro rodado, já que a eletricidade é mais barata que a gasolina, o diesel ou o etanol. Estima-se que a vida útil da bateria de tração de um veículo eletrificado seja, em média, de oito anos (ou 240.000 quilômetros rodados).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA