Vai dar briga: Carro elétrico da Geely é flagrado em testes no Brasil e chega para roubar espaço do BYD Dolphin
O Geome Xingyuan da Geely é o novo carro elétrico que promete enfrentar o BYD Dolphin no Brasil. Veja os detalhes do modelo
A Geely, gigante automotiva chinesa, está se preparando para enfrentar um dos maiores desafios no mercado brasileiro. Durante testes de rodagem, o carro elétrico da Geely, o Geome Xingyuan, foi flagrado nas ruas do Brasil. O modelo vem para disputar diretamente o mercado de compactos elétricos com o BYD Dolphin. Acompanhe o Garagem360 e descubra todos os detalhes do concorrente!
Carro elétrico da Geely vai competir direto com o BYD Dolphin?
Se você achou que a BYD seria a exclusiva com carros elétricos aqui no Brasil, está bem enganado. O Geome Xingyuan, carro elétrico da Geely está chegando para bater de frente com o elétrico queridinho dos brasileiros, o BYD Dolphin!
A princípio, o Geome se destaca principalmente pelo espaço interno, capacidade de bagagem e autonomia que o coloca em vantagem frente ao modelo concorrente, mesmo sendo um compacto. Ah, e tem mais, é esperado que ele seja [ainda] mais acessível que o “golfinho” da BYD.
Principais diferenciais do Geome Xingyuan em para o BYD Dolphin
Que os carros chineses têm grande destaque no mercado é fato, agora, será que o carro elétrico da Geely será melhor que nosso amado BYD Dolphin? Para saber, fizemos um comparativo; acompanhe:
- Espaço interno: Com 4,14 metros de comprimento, o Geome Xingyuan oferece uma distância entre-eixos de 2,65 metros, o que garante mais conforto para os ocupantes.
- Capacidade do bagageiro: O Xingyuan tem 445 litros de capacidade, sendo 375 litros no porta-malas traseiro e 70 litros no frunk (compartimento dianteiro), enquanto o Dolphin tem 345 litros.
- Preço competitivo: Como dito, a Geely pode surpreender com um preço mais acessível em comparação com o Dolphin, que começa a partir de R$ 139.800 no Brasil. Com preços na China a partir de R$ 56 mil, a expectativa é que a marca consiga manter uma política agressiva de preços no Brasil.
Motor e tecnologias do carro elétrico da Geely
Embora o Geome Xingyuan tenha um acabamento mais simples se comparado ao BYD Dolphin, ele não deixa de lado a tecnologia.
Atualmente, o modelo vem equipado com uma central multimídia de 14,6 polegadas, painel digital de 8,8 polegadas, e até carregamento por indução para smartphones. Esses recursos podem atrair consumidores que buscam conectividade e conforto, mas em um carro com preço mais acessível.
Em relação à motorização, o Geome oferece duas versões na China, com potências que variam entre 78 cv e 114 cv, dependendo da versão. A autonomia das versões vai de 310 km até 410 km, com base no ciclo chinês de medição. No Brasil, a expectativa é que esses números sejam um pouco menores devido às condições locais de medição.
A Geely no Brasil
Além do Geome Xingyuan, a Geely tem outros planos para o mercado brasileiro. A parceria com a Renault permitirá à montadora chinesa utilizar a planta de São José dos Pinhais (PR), onde se espera que a produção nacional dos carros comece apenas em 2027.
Além disso, a chinesa tem a ambição de lançar o SUV elétrico EX5 em 2025, além do Geome Xingyuan, apostando em uma estratégia de diversificação de produtos.
Com a produção nacional e a parceria com a Renault, a Geely pode se estabelecer como uma opção acessível e competitiva no mercado de carros elétricos, desafiando marcas estabelecidas, como a BYD, que já domina parte desse segmento no Brasil.
Agora queremos saber sua opinião: acha que ele o elétrico da Geely pode realmente competir com o BYD Dolphin e conquistar espaço no Brasil?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.