Carro da Tesla “foge” sozinho de policial por conta do piloto automático
Carro da Tesla "foge" sozinho: saiba o que aconteceu e se houve feridos
Um motorista foi flagrado dormindo no banco do motorista de um Tesla Model X enquanto o piloto automático conduzia o carro.
Essa cena parece de cinema, mas não é. O caso aconteceu na Suécia, na última semana, e o Garagem360 conta todos os detalhes. Acompanhe!
Por que o carro entrou no piloto automático?
O motorista dormiu enquanto dirigia o veículo e o carro seguiu o percurso de forma independente por mais de 40 km. Tudo isso aconteceu em uma rodovia entre Suécia e Finlândia.
Num primeiro momento, pode parecer que o Tesla Model X “salvou” o motorista na pista. Contudo, o veículo utilizava uma faixa exclusiva para ultrapassagens, mesmo sem ninguém à frente, o que é considerado uma condução perigosa.
A propósito, uma testemunha que passava pelo local achou essa situação estranha, percebeu que o motorista estava dormindo e entrou em contato com a polícia.
Leia também:
-
BYD deve ter primeiro hatch elétrico esportivo lançado ainda em 2024
-
Tesla quer vender carros elétricos “no precinho” para se manter líder
O que os policiais disseram sobre o caso?
Segundo os agentes, o condutor não acordou imediatamente, mesmo com o alerta das sirenes. O proprietário do Tesla só despertou após mais de 26 km.
Neste momento, o motorista se assustou e girou o volante para a direita, o que quase provocou um acidente envolvendo a viatura ao lado.
Posteriormente, o homem estacionou no acostamento para conversar com os agentes.
Quem era o homem que dirigia o veículo?
Era um entregador que transportava o automóvel ao seu proprietário, de acordo com o jornal sueco Vibilagare. O motorista disse que dormiu mal na noite anterior e o estresse devido a rotina intensa de trabalho contribuiu para esse comportamento.
Afinal, o sistema autopilot é seguro?
O caso sueco colocou esse assunto em voga novamente. Por sorte, o incidente relatado acima foi aprovado pelas autoridades, porém, nem sempre o resultado foi o mesmo.
Para se ter uma ideia, em 2022, 16 casos em que o carro da empresa do Elon Musk teriam desligado o piloto automático foram registrados antes de acidentes, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres dos EUA.
O que diz a agência?
De acordo com a agência, esse triste cenário é resultado do mau funcionamento da tecnologia e do comportamento exacerbado do condutor que se vê em risco aumenta a probabilidade de acidentes graves.
Para o órgão, o motorista não está preparado o suficiente para assumir a responsabilidade em um curto período de tempo.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas sobre carros elétricos e tudo que envolve o mercado. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Carro elétrico da BYD de 7 lugares é renovado para 2º geração: veja o que muda