Caminhão 100% elétrico com 200 km de autonomia pode ser a solução para grandes centros urbanos

O grande desafio dos empresários que têm o caminhão como matéria-prima, muitas vezes é lidar com a relação custo-benefício de operação. Nesse sentido, esse modelo 100% elétrico pode ser a solução que faltava para muitas empresas. Veja! 

Caminhão 100% elétrico com 200 km de autonomia pode ser a solução para grandes centros urbanos
Foto: Divulgação

Caminhão 100% elétrico com 200 km de autonomia

A Foton, fabricante de veículos comerciais chinesa, divulgou através de seus canais de comunicação, que já está vendendo no Brasil um caminhão 100% elétrico que pode acabar com os problemas de muitas empresas. 

Trata-se do iBlue, modelo eletrificado e semileve da marca que tem como principal atributo o ‘’baixo custo operacional’’. 

O iBlue possui autonomia de 200 km com carga completa segundo a fabricante, o que certamente salta os olhos para quem lida com entregas, principalmente nos grandes centros urbanos. 

Caminhão 100% elétrico com 200 km de autonomia pode ser a solução para grandes centros urbanos
Foto: Divulgação

Da China para o Brasil

A primeira linha do caminhão 100% elétrico iBlue foi lançada em 2016 na China, onde a marca expandiu seus modelos, antes de migrar para outros países como o Brasil. 

China, Leste Europeu e Austrália, são as regiões de maior destaque em vendas do iBlue. Ao todo, o modelo vendeu em torno de 4 mil unidades globalmente. 

No país desde o último ano, o caminhão 100% elétrico conta com 40 comercializações até o momento por aqui. O Foton iBlue custa cerca de R$ 449 mil. 

Caminhão 100% elétrico com 200 km de autonomia pode ser a solução para grandes centros urbanos
Foto: Divulgação

Características do Foton iBlue

O Foto iBlue conta com Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade para carga útil de até 3.575 kg. 

Outra vantagem do iBlue é a proposta de mínimo impacto ambiental e sonoro durante operações urbanas de entrega. 

Sem emissão de poluentes e gastos com combustível, o iBlue foi projetado também para não deixar de lado o conforto dos trabalhadores brasileiros que atuam com entregas. 

Equipado com duas baterias de CATL de 81 kWh cada, o modelo possui potência contínua de 64 kW ou 87 cv e potência máxima de 115 kW (156 cv). 

Para recarregar o veículo, os clientes deverão recorrer aos postos de recarga com instalações CCS TIPO 2. 

Caminhão 100% elétrico com 200 km de autonomia pode ser a solução para grandes centros urbanos
Foto: Divulgação

Itens de série

Alguns equipamentos configurados para elevar o padrão de conveniência ao condutor fazem parte do Foton iBlue, como: 

  • Freio auxiliar

  • Freio de estacionamento com trava de tambor

  • Controle de assistência em subida

  • Farol automático

  • Farol de milha

  • Sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento)

  • EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios)

  • ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)

  • Conectividade para MP3 com USB

  • Vidros elétricos

  • Ar-condicionado

  • Alarme

  • Entre outros. 

Caminhão 100% elétrico com 200 km de autonomia pode ser a solução para grandes centros urbanos
Foto: Divulgação

Dimensões

O Foto iBlue é um caminhão semileve compacto que mede: 5,96 metros de comprimento, 2,26 m de largura máxima dianteira e 3,36 m de distância entre eixos. 

Já sua plataforma para compartimento de carga mede 4,14 metros. 

A garantia do chassi é de três anos ou 100 mil km rodados, o que ocorrer primeiro.

Confira também: Idade mínima para dirigir caminhão? Veja o que diz a lei para categorias C, D e E em 2024

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar