BYD pode fazer baterias para carros no Brasil e gera alvoroço: veja quanto seria mais barato

A greentech BYD vai fazer baterias para carros no Brasil, mas só a marca deter 30% do mercado. Foi o que disse a vice-presidente global da companhia, Stella Li em entrevista à Gaúcha ZH. 

A ideia da marca é fortalecer sua já notável presença no país, assim como a competitividade crescente no mercado de carros elétricos. Com uma possível produção local de baterias, a BYD pode dar um passo estratégico para se posicionar de forma mais sólida e competitiva no mercado. 

Até o início de 2025, a BYD deve produzir o Dolphin no país - Foto: Garagem360/ Nicole Santa 
Até o início de 2025, a BYD deve produzir o Dolphin no país – Foto: Garagem360/ Nicole Santa

BYD vai produzir baterias para carros no Brasil

Presente no país desde 2015 quando inaugurou sua fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Curitiba (PR), a marca chinesa deu seu primeiro passo para a fabricação de carros de passeio em Camaçari (BA).

Os planos são de iniciar a nacionalização da produção até 2025. O investimento total previsto é de R$ 3 bilhões para produzir 150.000 veículos na primeira fase

“No Brasil, a penetração dos veículos elétricos em novembro chegou a 3,6%. Antes da entrada da BYD, o número era menor talvez do que 0,01%”, disse Stella.  

Segundo a vice-presidente, as baterias são a principal tecnologia da BYD, que detém cerca de 90 mil engenheiros (10% do quadro de funcionários) para pesquisa e desenvolvimento. “ Apenas para segurança das baterias, temos mais de mil engenheiros com dedicação exclusiva”, destaca.

Ela afirma que as baterias mais utilizadas são as do tipo LFP, que usam fosfato de ferro e lítio como material de cátodo (eletrodo negativo), atualmente as mais seguras e com maior vida útil.

“Vamos começar  a montar os veículos e os principais componentes aqui (o início da produção em Camaçari está previsto para fevereiro. Isso vai nos manter bem ocupados nos próximos três a cinco anos. A partir disso, se entendermos que o mercado é grande o bastante, e vamos considerar produzir baterias aqui”, ressalta a executiva para o portal do sul.

Quando indagada sobre a possibilidade de ser daqui a cinco anos, a executiva afirmou que se chegar a 30% de mercado, definitivamente a BYD terá que produzir baterias no Brasil.

Os carros elétricos brasileiros seriam mais baratos com produção local de bateria?

Certamente que sim. Além disso, a produção local de baterias permitiria à BYD adaptar-se mais eficazmente às preferências e necessidades do mercado brasileiro, oferecendo produtos com especificações customizadas e preços mais competitivos.

Bateria BLade - Foto: Divulgação 
Bateria Blade – Foto: Divulgação

Outro ponto seria a maior presença de carros elétricos no país, o que aumentaria não só a participação da BYD, como também uma maior contribuição para a consolidação de uma infraestrutura de mobilidade sustentável no país.

A possível produção de baterias no Brasil pela BYD também representaria um avanço significativo na indústria nacional, impulsionando a cadeia produtiva de veículos elétricos e promovendo a geração de empregos qualificados.

Por fim, poderia estimular a inovação e pesquisa tecnológica no país, fortalecendo o Brasil como um catalisador relevante no cenário global de mobilidade sustentável.

Veja também: Assinatura de carros da BYD: como vai funcionar o aluguel

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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