A greentech chinesa BYD está com planos cada vez mais ambiciosos para o Brasil. Após comprar a fábrica da Ford em Camaçari e planejar a produção de elétricos e híbridos no país, a montadora planeja instalar toda sua cadeia de produção aqui, desde a mineração do lítio até a produção de baterias.
BYD vai focar em outras tecnologias além da produção de elétricos no Brasil
Em entrevista à agência epbr, o presidente do Conselho da BYD Brasil, Alexandre Baldy, afirmou que a marca pretende “fazer do Brasil um hub regional na América Latina”.
A empresa pretende se valer da nova regulamentação do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que promete oferecer subsídios para as marcas que investirem em tecnologias de mobilidade verde, o que inclui carros elétricos e híbridos.
“A BYD enxerga com muito bons olhos todas as políticas públicas que foram coordenadas pelo governo federal sobre o estímulo aos investimentos locais”, diz o executivo.
Mas a marca chinesa quer ir além. Recentemente, o Financial Times apurou que a gigante está em negociações para comprar a Sigma Lithium, a maior mineradora de lítio do Brasil.
O negócio, que tem potencial para movimentar aproximadamente R$ 14,3 bilhões, seria uma maneira da BYD garantir o acesso a matérias-primas essenciais para a produção de baterias para veículos elétricos.
A Sigma Lithium opera uma mina de lítio no Vale do Jequitinhonha (MG), região reconhecida por suas vastas reservas de lítio de alta qualidade, assim como o baixo impacto ambiental de sua extração.
O lítio é um mineral essencial para a produção de baterias de lítio-íon, que são a tecnologia mais comumente usada em veículos elétricos. À medida que a popularização dos veículos elétricos cresce, há também uma grande demanda pelos insumos.
Com a aquisição da Sigma Lithium, a BYD dá um passo à frente das concorrentes na América Latina, visto o impasse da Tesla para desenvolver uma fábrica no Chile, país com as maiores reservas mundiais de lítio.
Quando a BYD vai iniciar a produção de elétricos no país?
Provavelmente no segundo semestre de 2024 e início de 2025. Em junho, a marca chinesa iniciou as investidas para a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA), concluída no fim de 2023.
De acordo com a BYD, o investimento inicial supera os R$ 3 bilhões para a nacionalização da produção, cuja meta é de 150 mil carros por ano.
Inicialmente, os modelos Dolphin e Yuan Plus serão fabricados na unidade, no entanto outros modelos podem fazer parte da planta, inclusive o próximo lançamento da marca no país: o Mini Dolphin.
A empresa também promete dobrar a criação de mais de mil empregos diretos e indiretos na região. Antes, a expectativa era de gerar 5 mil empregos, no entanto esta estimativa foi dobrada para 10 mil para acelerar o início das operações.