Tags

Notícias

Motocicletas robustas exigem baterias potentes: saiba quais são as especificações recomendadas

Créditos: Divulgação/ MXF

Mesmo quando parada, a bateria de uma motocicleta descarrega continuamente, em pequenas cargas internas, chamadas de autodescargas. Este fenômeno acontece com todos os tipos de motos, mas é vivenciado com maior recorrência em motos de alta cilindrada e que por isso necessitam de atenção especial.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Baterias para motocicletas robustas 

Celio Dobrucki, profissional que trabalha com motos custom, explica que as motos mais robustas, como a Harley-Davidson, exigem baterias mais potentes porque, além do motor com potência elevada, possuem diversos recursos eletrônicos, como partida elétrica, sistema elaborado de iluminação, ignição eletrônica, injeção de combustível e um bom número de acessórios.

“Uma moto como a Harley por si só exige maior potência da bateria, por ser de alta cilindrada. Contudo, os chamados harleyros são apaixonados por suas motocicletas e, para boa parte deles, a customização é essencial para um estilo de vida personalizado. A bateria, portanto, além de dar a partida no motor, alimenta todos os demais acessórios neste caso”, diz Celio.

Pensando nisso, o Garagem 360, Celio Dobrucki e os especialistas da Motobatt – empresa de baterias para motos – reuniram algumas dicas sobre as especificações necessárias de uma bateria para motos robustas a serem observadas no momento da troca.

LEIA MAIS: Motos com até 2 anos de uso mostram alta nos preços em maio
Motocicletas: como evitar sobrecargas nas baterias

Observe o poder do arranque

Um dos fatores importantes a serem observados ao trocar a bateria de uma Harley-Davidson, por exemplo, é a potência de arranque, conhecida pela classificação CCA (Cold Cranking Amps – em português, Amperes de Arranque a Frio), que indica o número de amperes que a bateria pode produzir, ou seja, a energia fornecida pela bateria para dar vida ao motor.

Um CCA alto possibilita dar a partida em condições adversas, como em baixas temperaturas, por exemplo. No Brasil, a Motobatt, por exemplo, tem uma linha projetada para atender aos rígidos padrões de motos de alta cilindrada, e que apresentam o maior CCA do mercado – 30% maior do que as baterias convencionais.

Tamanho e configuração

Outra consideração importante é o tamanho da bateria, sendo necessário que ela caiba perfeitamente dentro da caixa da bateria na motocicleta. Uma pequena demais não fica bem encaixada, pula, chocalha e pode causar danos.

Por outro lado, uma muito grande também não serve porque simplesmente não encaixa na moto. Isso sem contar a dificuldade de encontrar baterias para diferentes modelos de motos se levarmos em consideração o posicionamento dos polos positivo e negativo.

Uma boa opção para estes casos são as baterias produzidas com a tecnologia QuadFlex, que possibilitam versatilidade de posicionamento dentro das motos. O nome faz menção ao seus quatro polos, ou seja, seus terminais adaptáveis que permitem 4 opções diferentes de encaixe. As baterias QuadFlex possuem também espaçadores, que possibilitam aumentar ou diminuir a altura da bateria.

Tecnologia AGM

As baterias AGM (Absorbed Glass Mat) são as mais indicadas para motos potentes. Elas possuem uma camada de lã de vidro absorvente (esponja) entre a placa de chumbo que garante que as placas possam estar próximas umas das outras enquanto controla o movimento ácido entre elas.

Por isso, elas são menos propensas a falhas, pois são resistentes ao calor e às vibrações. Por serem seladas, são livres de manutenção, nunca precisam de adição de eletrólito e não vazam, mesmo que o estojo seja perfurado, porque o eletrólito é absorvido.

Motos mais legais do mundo

Harley-Davidson, Triumph e Kawasaki são algumas das marcas que fazem sucesso entre os fãs de motocicletas. Assim como elas, outras companhias fabricam veículos de todos os tipos, que variam desde os mais confortáveis até os radicais, indicados para motocross. Celebre o Dia do Motociclista (27/7) com uma galeria que reúne alguns dos modelos mais legais do mundo.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.