Tags

Notícias

Motocicletas: como evitar sobrecargas nas baterias

Créditos: Foto: Pixabay
29 julho, 2020
Da Redação, com assessoria

Sistemas de GPS, integração com celulares e conectividade com câmeras são alguns dos recursos tecnológicos que podem ser instalados em motocicletas. Entretanto, é preciso lembrar que esses acessórios usam energia para funcionar e podem sobrecarregar a bateria do veículo.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O modo de utilização é um dos fatores que mais influencia na vida útil desses componentes que fornecem eletricidade. Normalmente, baterias de motos duram entre um e três anos.

Adelmo Leite, coordenador de assistência técnica da Heliar, listou hábitos que devem ser evitados e dicas importantes para preservar as baterias. Confira:

  • Errado: instalar equipamentos eletrônicos que não são originais de fábrica, como alarmes, rastreadores, faróis mais potentes e caixas de som, sem fazer a adequação do sistema elétrico.
  • Certo: consultar um técnico eletricista que irá ajustar as novas demandas de energia, fazendo com que a vida útil da bateria não seja afetada.
  • Errado: virar a chave de ignição da moto enquanto o veículo estiver parado, sem dar a partida. Isso ativa o farol, podendo esgotar a capacidade da bateria.
  • Certo: somente virar a chave de ignição na hora de dar a partida para utilizar a moto. A energia usada para a partida já ajuda a bateria a iniciar o processo de recarregamento.
  • Errado: deixar a moto parada por mais de cinco dias. Caso isso aconteça, a bateria pode descarregar. Além disso, o hábito influencia na queda da vida útil do componente.
  • Certo: andar com a moto por, pelo menos, cinco quilômetros por dia. Isso ajuda no carregamento da energia da bateria, conservando sua vida útil.
  • Errado: pilotar com o pé apoiado no pedal de freio. Isso faz com que a luz de freio seja ativada com frequência, demandando cargas de energia da bateria.
  • Certo: pilotar com os pés no local de apoio apropriado, para evitar o uso da energia da bateria sem real necessidade.

LEIA MAIS: Motos: saiba o que aumenta o consumo de gasolina
Os erros mais comuns nas trocas de óleo das motos – e como evitá-los

Motos mais legais do mundo

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.