BYD bate recorde no Brasil com 150 mil carros elétricos vendidos; fábrica nacional está a caminho

Com 150 mil carros vendidos, a BYD marca um feito histórico no Brasil. Fábrica local e crescimento estão acelerados! Saiba mais

Um golaço! A BYD acaba de celebrar um marco histórico no Brasil: a venda de 150 mil carros eletrificados no país. O evento, realizado em Fortaleza (CE), teve a presença do publicitário Daniel Joca, que se tornou o proprietário do carro de número 150 mil, um BYD Song Pro.

Essa conquista não só destaca o sucesso da marca chinesa no Brasil, mas também reflete o crescente interesse por carros elétricos. E o melhor: o futuro da BYD no Brasil está mais promissor do que nunca.

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Como a BYD conquistou o mercado brasileiro?

Que a chinesa já se tornou queridinha dos brasileiros todos já sabem, mas você faz ideia de como ela conquistou esse patamar?

BYD

Foto: Imagem gerada por IA

A jornada da BYD no Brasil teve um começo modesto, com apenas 260 emplacamentos em 2022. No entanto, o cenário mudou rapidamente, e em 2023, com a chegada dos modelos Dolphin e Seal, as vendas dispararam para 17.937 unidades.

Em 2024, por exemplo, a marca já superava a marca de 76.713 unidades e, até julho deste ano, o número chegou a 57.388 vendas, um aumento impressionante de quase 50% em relação ao mesmo período de 2024.

Fábrica nacional e expansão contínua

No entanto, a BYD não está apenas comemorando um número impressionante de vendas. A montadora chinesa se prepara para iniciar a produção nacional de seus veículos, com a construção de uma fábrica em Camaçari (BA).

A unidade começará com a montagem de carros em regime SKD (semi knock-down), onde a carroceria chega parcialmente desmontada e é finalizada localmente. A capacidade inicial da fábrica será de 150 mil unidades por ano, com planos de crescimento.

Expansão da produção

  • Capacidade inicial de produção: até 150 mil carros/ano;
  • Fábrica com produção nacional completa: estamparia, solda, pintura e componentes fabricados no Brasil;
  • Exportação: veículos também devem ser enviados para a América Latina.

Além disso, a BYD foi uma das beneficiadas pela isenção temporária de impostos para importação de veículos em kits SKD e CKD, o que facilita sua operação no Brasil e acelera o processo de fabricação local.

Ou seja, a BYD tem tudo para ser uma das grandes responsáveis pela popularização dos carros elétricos no Brasil. Sua estratégia de preços acessíveis, modelos inovadores e uma operação local sólida a coloca em um ótimo caminho para o futuro.

E você, o que acha da chegada de mais modelos elétricos ao Brasil? Comente abaixo sua opinião sobre o futuro da marca no país!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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