BYD anuncia Dolphin na Europa; compacto elétrico também é cotado para o Brasil

A BYD anunciou a data de lançamento do compacto elétrico Dolphin na Europa. Modelo é cogitado para desembarcar no Brasil ainda neste ano.

A BYD, montadora chinesa que é maior fabricante de veículos elétricos do mundo, anunciou a data de lançamento do compacto elétrico Dolphin na Europa. O modelo de entrada da linha BYD também é cogitado para desembarcar no Brasil ainda neste ano.

Saiba mais sobre a chegada do compacto elétrico BYD Dolphin

BYD anuncia Dolphin na Europa; compacto elétrico também é cotado para o Brasil

O BYD Seal (esq.) chega juntamente ao Seal na Europa (Foto: Divulgação/BYD)

O compacto Dolphin chegará à Europa acompanhado do sedã BYD Seal. A fabricante já comercializa no continente os SUVs Atto 3 e Tang, além do sedã Han.

O BYD Dolphin é um hatchback ágil e versátil, com bom nível de praticidade, eficiência, acessibilidade e autonomia. Por sua vez, o Seal é um sedã grande, altamente estilizado, esportivo e dinâmico, equipado com tecnologia avançada.

Os modelos serão os primeiros da série Ocean na Europa a adotar o conceito de design “Ocean Aesthetics”. Ambos são construídos na BYD e-Platform 3.0 de última geração. O Dolphin com tração dianteira possui uma bateria de fosfato de ferro de lítio de 60 kW. O Seal é equipado com uma bateria Blade de 82 kWh, e tem uma versão com tração traseira e outra com tração nas quatro rodas.

O BYD Dolphin é baseado na tecnologia Cell-to-Pack (CTP), enquanto o BYD Seal se beneficia da tecnologia evoluída Cell-to-Body (CTB). Isso significa que a bateria está integrada ao piso da carroceria, criando uma estrutura semelhante à de um sanduíche, incorporando a bateria Blade e a bandeja. 

O benefício da tecnologia CTB é que a carroceria do veículo é mais baixa para melhor aerodinâmica, ao mesmo tempo em que aumenta a rigidez da carroceria para maior segurança, com um design que oferece mais espaço na cabine devido ao volume reduzido da bateria. 

O BYD Seal, na versão AWD – com tração nas quatro rodas –,  possui um motor “8 em 1”, que integra a unidade de controle do veículo, sistema de gerenciamento de bateria, unidade de distribuição de energia, motor síncrono de ímã permanente, controlador do motor, transmissão, DC-DC e carregador de bordo. Esee tipo de integração oferece uma eficiência de sistema de 89%. Segundo a fabricante, o conjunto fornece uma potência combinada de 230/390 kW ou 312/530 cv.

Lançamento está programado para junho

O BYD Dolphin chegará à Europa em junho de 2023. O hatchback um alcance combinado de 427 km no ciclo WLTP.

O BYD Seal, por sua vez, chega às lojas europeias em setembro. O sedã esportivo estará à venda com uma bateria de 82 kWh, oferecendo uma autonomia WLTP de 520 km para a configuração de tração integral e de 570 km para a versão de tração traseira.

No Brasil, o Dolphin deverá ser o primeiro carro elétrico a sair da linha de montagem da futura fábrica da BYD na região metropolitana de Salvador-BA. Executivos da BYD Brasil e representantes do governo baiano embarcaram junto à comitiva do governo Lula à China, para negociar o investimento na nova unidade produtiva.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA