Busca por veículos cai 6,25%, aponta pesquisa

O setor automotivo vem sofrendo inúmeros altos e baixos no quesito vendas de veículos. De acordo com uma pesquisa realizada pela AutoForce, os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano apresentaram uma queda de 6,25% na busca por veículos novos e seminovos, em comparação com o primeiro trimestre de 2021. Veja detalhes e os motivos este cenário de queda dos carros.

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(Foto: Obi Onyeador/Unsplash.com)

Carros em queda: alta dos combustíveis e preços dos veículos são os principais fatores da baixa procura

Entre os fatores que mais impactam a diminuição da procura por carros estão a alta dos combustíveis, com a gasolina chegando a R$ 8 o litro em várias regiões do País, os atrasos nas entregas de carros 0km pela falta de chips eletrônicos (a chamada crise dos semicondutores) – que em alguns casos chegam a seis meses –, além dos reflexos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O levantamento da AutoForce, empresa de marketing e tecnologia (martech) sediada em Natal (RN), contou com uma base de cerca de 550 concessionárias parceiras e mediu o comportamento de cerca de 100 mil potenciais consumidores na plataforma online. 

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O estudo aponta ainda que o maior impacto aconteceu no mês de janeiro, quando a demanda caiu das 40,7 mil pesquisas realizadas na plataforma em 2021 para 34,2 mil. 

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Ilustrativa . (Foto: FGV)

Perspectivas de melhora ainda este ano

Apesar da queda, a expectativa é de recuperação para os próximos meses no setor de vendas de veículos. Os resultados do mês de março reforçam essa melhora – o número de potenciais compradores de veículos foi de 34.4 mil, um aumento de 1,2 mil interessados em relação ao mesmo período de 2021.

“O mercado automotivo está em constante mudança e é visível como os consumidores estão buscando novas possibilidades para se adaptar, seja priorizando os modelos seminovos, apostando no mercado de duas rodas ou até veículos mais econômicos”, afirma Tiago Fernandes, CEO e fundador da AutoForce.

“Essas mudanças tornam ainda mais relevante a necessidade de potencializar e digitalizar os processos de vendas, levando a transformação digital para que revendedores de automóveis proporcionem uma melhor experiência de compra ao cliente”, explica Fernandes.

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(Foto: Freepik)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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