O BMW Group inaugurou, na semana passada, uma segunda linha de produção de módulos de baterias para veículos elétricos (EVs) em sua fábrica de Leipzig, na Alemanha. O novo sistema irá produzir pacotes de energia para o BMW i4, modelo totalmente elétrico fabricado em Munique, também na Alemanha.
A primeira linha de produção em Leipzig entrou em funcionamento em maio de 2021 e fornece os módulos de bateria para o BMW iX.
Investimentos possibilitam expansão da produção de BMW e MINI elétricos
A nova linha de produção representa um investimento de cerca de €70 milhões – o equivalente a cerca de R$ 365 milhões. Serão criados cerca de 250 postos de trabalho até o final de 2022, somando-se aos 700 já existentes na produção de componentes eletrônicos em Leipzig.
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Antes de estar completo e pronto para equipar os veículos da BMW, cada um dos módulos passa por 196 estações de produção. A nova linha de produção ocupa uma área de aproximadamente 4.250 m².
Para se preparar para o aumento constante de veículos eletrificados, a produção de e-Drives – como o grupo chama o sistema composto por motor elétrico, bateria de íons de lítio de alto rendimento e a gestão inteligente da energia – em Leipzig se tornará ainda mais extensa e flexível já no próximo ano.
Outro marco importante em Leipzig será a produção do sucessor do MINI Countryman, que deverá sair das linhas de produção a partir de 2023. O modelo crossover estará disponível com motores de combustão e de propulsão totalmente elétrica.
Rede global de produção de e-Drives
Para atender à crescente demanda por capacidade de produção de componentes de e-drive, o BMW Group conta com uma rede de produção mundial. As baterias de alta tensão e componentes de bateria para toda a gama de veículos eletrificados BMW e MINI são fabricados nas próprias instalações de baterias da empresa, em Dingolfing, Leipzig e Regensburg na Alemanha, bem como em Spartanburg (EUA) e Shenyang (China). Há também produção de baterias de alta tensão na Tailândia – fábrica de Rayong.
Em Munique, o BMW Group opera uma planta piloto de e-Dive. Nos arredores da cidade, o BMW Group abrirá em breve um Centro de Competência de Fabricação de Células. Localizada em Parsdorf, a leste da famosa cidade bávara, a nova instalação irá modelar a produção em série de células de bateria de íon-lítio e validar a viabilidade de sua fabricação em larga escala, especialmente no que diz respeito à qualidade, tempo e custos.
Em Dingolfing e na fábrica Landshut, o BMW Group fabrica motores elétricos no Centro de Competência para Produção de e-Drive. O e-Drive de quinta geração é feito na fábrica de Steyr, na Áustria.