BMW 3.0 CSL é M4 com tiragem limitada, visual exclusivo e motor de 560 cv
O novo BMW 3.0 CSL estreia em lote limitado de 50 unidades para comemorar o aniversário de meio século da linha BMW M; saiba mais
O novo BMW 3.0 CLS possui um design exclusivo e desempenho extra para comemorar os 50 anos da linha BMW M. Ao todo, o carro tem 560 cv de potência e produção limitada a 50 unidades.
BMW CSL 3.0 tem produção limitada a 50 unidades
O BMW 3.0 CSL é o veículo da marca limitado a 50 unidades e fabricado para homenagear os 50 anos da linha M Sport, divisão esportiva da marca, criada em 1972. O veículo é baseado em no BMW M4 e traz design diferenciado, além de ajuste exclusivo para o motor 3.0 de seis cilindros em linha.
Feito como uma peça de artesanato, nas palavras da marca, cada unidade terá um tempo de produção de cerca de três meses. O veículo será produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, região da Baixa Baviera, na Alemanha.
O BMW 3.0 CSL possui todas as características de um carro de corrida, uma vez que ele é baseado no modelo que venceu o Campeonato Europeu de Carros de Turismo, em 1973, e repetiu esta conquista do título mais cinco vezes consecutivas de 1975 a 1979.
Esportivo com características únicas
O novo BMW 3.0 CSL é a reinterpretação contemporânea de todos esses recursos que já foram vistos no CSL original.
Com suas proporções clássicas de cupê e um conceito de veículo tradicional que combina motor dianteiro e transmissão manual com tração traseira, o BMW 3.0 CSL segue os passos de seu ancestral histórico.
As entradas de ar, arcos de rodas e até mesmo o spoiler traseiro são baseados no modelo de corrida da década de 70. Porém, ele também segue identidade própria e com detalhes que o trazem para a época atual.
De forma geral, o veículo conta com a tradicional grade de duplo rim da marca – reduzida em altura na comparação com o M4 –, vincos que valorizam a aerodinâmica da carroceira, e detalhes em alumínio acetinado fazem o contorno da grade e janelas.
Já os faróis Laser Light brilham em amarelo, fazendo referência aos carros de corrida GT. Visto de lado, o longo capô e a ampla distância entre eixos conferem ao BMW 3.0 CSL uma aparência ao mesmo tempo esportiva e elegante.
Já as rodas são de 20” na dianteira e de 21” na traseira. Elas também fazem referência ao modelo dos anos 1970, como a pintura dourada.
A traseira do BMW 3.0 CSL também possui forte apelo visual. A característica mais marcante é a asa traseira, que é fechada na lateral e responsável pelo apelido de “Batmóvel”, que o carro recebeu. A saída quádrupla de escapamento também é destaque.
Motor de seis cilindros rende 560 cv de potência
O veículo é equipado com o motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, o mesmo usado em boa parte de modelos da BMW. No entanto, para o CSL, ele foi recalibrado e rende até 560 cv de potência máxima, o resultado confere o veículo um novo recorde de potência entre os motores de seis cilindros. O torque é de 56 kgfm.
O conjunto motriz atua em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades e tração traseira.
Interior tem espaço apenas para 2 pessoas
A parte interna do veículo tem espaço apenas para dois ocupantes. Os assentos traseiros deram espaço a um local de armazenamento de capacetes.
Além disso, há todo um trabalho de acabamento em fibra de carbono nos assentos, tudo para reduzir o peso do automóvel e melhorar a relação peso-potência.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.