Onix é o carro que menos se desvaloriza no mercado nacional

Hatch da Chevrolet teve depreciação de 7,6% em um ano

Se o consumidor procura por um carro que não tenha uma queda brusca de preço na hora da revenda, esse é o Onix, da Chevrolet. O hatch conquistou pela segunda vez o Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme. O bicampeão obteve depreciação de apenas 7,6% em um ano.

A montadora norte-americana também pode comemorar o fato de que a queda no valor da revenda recuou em quase 1%. Em 2014, os dados apontavam que o percentual era de 8,5%.

O estudo é feito pela Agência Autoinforme com base na cotação da Molicar. A avaliação consiste em comparar o preço praticado (e não o de tabela) do carro zero km em agosto deste ano e no mesmo mês do ano passado. A pesquisa considerou 140 modelos mais vendidos de diversas marcas do mercado.

Para deixar a disputa mais justa, foram eliminados os modelos que tiveram modificações consideráveis neste período. E o estudo ainda considerada as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação como a disponibilidade do produto e os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

Segundo Joel Leite, idealizador do prêmio, o carro é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de váriosfatores, muitas vezes sem a menor lógica: um carro com um ano de uso pode perder de 7,6% a 23,1% do valor inicial e a diferença pode aumentar ainda mais com o avanço da idade.

“A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a fabricante tem em relação ao pós-venda, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado”, enfatiza o especialista.

Além do Chevrolet Onix, que venceu na catergoria Hatch, outros treze automóveis foram contemplados pela premiação . Confira os demais vencedores abaixo.

Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos 2015

Categoria: Veículo – Depreciação

  • Entrada: Volkswagen Up! – 8,3%
  • Hatch Médio: Volkswagen Golf – 10%
  • Hatch Premium: Fiat 500 – 12,6%
  • Minivan: Chevrolet Spin – 11,9%
  • Perua: Fiat Palio Weekend – 12,7%
  • Monovolume: Honda New Fit – 11,1%
  • Picape Pequena: Fiat Strada – 11,2%
  • Picape Média – Toyota Hilux – 13,2%
  • Sedã Pequeno: Hyundai HB20S – 9,6%
  • Sedã Médio: Toyota Corolla – 11,4%
  • Sedã Grande: Ford Fusion – 12,8%
  • Utilitário Esportivo Pequeno: Ford EcoSport – 13,2%
  • Utilitário Esportivo Grande: Honda CR-V – 12%
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA