Audi Q5 Security: conheça o SUV que recebe blindagem antes de sair da fábrica

Notícias 19 de dezembro de 2018 Da Redação 0

O Audi Q5 Security, o primeiro SUV da marca a ser vendido em versão blindada de fábrica, chega ao mercado nacional por R$ 370.990. Visualmente, o veículo é praticamente idêntico às versões já existentes do Q5, mas trata-se de um carro totalmente novo. Desde o início de seu desenvolvimento, o modelo recebeu recursos de proteção especiais para suportar a blindagem, como novos conjuntos de freios e suspensão.

LEIA MAIS: Dicas para comprar veículos blindados
Veículo blindado é realmente seguro?

Sistema de proteção do Audi Q5 Security

As peças protetoras utilizadas na montagem, que é feita no México, são certificadas na classe III-A da ABNT NBR 15000, usada amplamente na América do Sul e que se tornou padrão no mercado nacional por ter o maior grau de proteção disponível para uso civil no Brasil. Na prática, isso significa que o Q5 Security resiste a disparos de armas de fogo como Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até opções de calibre .44.

A célula de segurança do SUV blindado incorpora toda a área de passageiros, inclusive o compartimento de bagagens, que também pode ser acessado do interior do veículo. Portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas do automóvel consistem em vidros à prova de balas com multicamadas. A célula balística é construída de modo que os ocupantes tenham uma proteção excelente, independentemente de onde as balas sejam disparadas.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

 Para receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios do SQ5, que tem maior capacidade de frenagem. Além disso, o modelo possui o ESP calibrado e não tem teto solar. Ele utiliza chapas de aço em vez de mantas em sua estrutura e o porta-malas tem acionamento elétrico e pistões reforçados.