Atendimento dos transportes por app: Uber e 99 têm má reputação em plataforma

As empresas de transportes por app, Uber e 99 estão colecionando reclamações de usuários no portal Reclame Aqui. Nos últimos seis meses, a Uber já possui mais de 28 mil reclamações registradas.

Empresas de transportes por app têm má reputação no Reclame Aqui
Empresas de transportes por app têm má reputação no Reclame Aqui (Foto: Divulgação Uber)

Transportes por app: Uber está com má reputação no Reclame Aqui

As plataformas de transporte por aplicativo, seja a Uber ou a 99, não possuem boa reputação do site Reclame Aqui. Ambas contam com reclamações de cobranças indevidas, e má gestão da plataforma. No caso a Uber, as reclamações não se limitam aos usuários, os motoristas também estão insatisfeitos com a plataforma.

Para método de comparação, no último ano, a empresa registrou 52.586 comentários negativos. Já nos últimos seis meses, ou seja, de agosto de 2021 à fevereiro de 2022, o número de registros insatisfeitos já é de 28.866 mil. Para piorar, a marca não utiliza a plataforma para auxiliar ou responder as reclamações e comentários. O que diminui ainda mais a reputação da empresa. Atualmente da Uber está categorizada como “Não recomendada” dentro do Reclame Aqui.

VEJA TAMBÉM

Para método de comparação, durante a formulação desta reportagem, mais 16 reclamações foram registradas apenas na última hora. Entre as mais comuns, está o problema com a demora para conseguir uma corrida, ou de motoristas que aceitam a corrida, mas não chegam ao local de embarque do passageiro.

“Fiz a solicitação da viagem no aplicativo do uber, o motorista aceitou e estava ao meu lado, quando fui em direção ao carro para entrar ele passou direto.
Mandei mensagem, ele respondeu que estava a caminho, nisso foi aumentando o tempo de distância e nada dele chegar.
Tive que cancelar a viagem e pedir outro porque eu tinha uma consulta marcada e por causa dele acabou atrasando o meu tempo de chegada na consulta.
Agora vou ter que pagar por uma viagem a qual nem fiz por conta de um motorista [Editado pelo Reclame Aqui].
Gostaria que a uber tomasse uma providência, até porque não é de graça, nós que fazemos o uso do aplicativo estamos pagando para receber esse tipo de tratamento. Lamentável.” Comenta um passageiro de São Paulo.

Empresas de transportes por app têm má reputação no Reclame Aqui
Reputação da Uber é “Não Recomendada” (Foto: Captura de tela do Reclame Aqui)

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

99 também enfrenta problemas de má reputação: nota da empresa é regular

A 99 também não está imune das reclamações registradas, porém, ao contrário da Uber, a empresa se mostra ativa dentro do site de reclamações e responde cerca de 99,4% dos comentários, o que faz com que a nota registrada seja de 6.4 de um total de 10, o que é considerado “Regular”.

Sobre a quantidade de reclamações, no último ano a empresa recebeu 34.565 mil. comentários negativos, já nos últimos seis meses o número foi de 20.022 mil.

“A resposta foi totalmente evasiva e prova que a empresa não tendo vínculo empregatício com o usuário do aplicativo, neste caso o motorista, ela não tem que determinar para baixo os ganhos dele como se a empresa 99 Pop fosse responsável pela cobertura de desgastes e danos ao carro do motorista. Isso é um abuso e classifica uma imposição de condição adversa ao trabalho remunerado que se traduz como TRABALHO ALUSIVO À ESCRAVIDÃO.

Até o momento EU NÃO FUI CONTATADO PELA EMPRESA após reclamação anterior e via aplicativo sobre o fato de a minha conta ter sido ARBITRARIAMENTE CONGELADA NA CATEGORIA 99 Promo o que chega a pagar menos do que uma passagem de ônibus urbano para o motorista. Isso é lucrar em cima do passageiro e do motorista sem qualquer compensação ao desgaste material e físico em benefício do motorista.” Última reclamação registrada até o momento da finalização da matéria. A mesma foi feita por um motorista parceiro de Campo Grande, no MS.

Empresas de transportes por app têm má reputação no Reclame Aqui
Reputação da 99 é “Regular” (Foto: Captura de tela do Reclame Aqui)

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar