Pensando em trabalhar com transporte por app? Veja as novas regras da 99 para 2022

Com o passar dos anos, as plataformas alteram as regras para trabalhar com transporte por app. As modificações de forma geral, dizem a respeito do ano de fabricação do veículo permitido para circulação. Veja os detalhes e quais são as diretrizes da 99 para 2022.

Veja as regras da 99 para trabalhar com transporte por app em 2022
Veja as regras da 99 para trabalhar com transporte por app em 2022 (Foto: Divulgação)

As regras da 99 em 2022 para trabalhar com transporte por app

Em diversas matérias o Garagem360 reporta o crescimento da procura por serviços de transporte por aplicativo, sejam o número de crescimento de usuários, bem como o de motoristas parceiros, que enxergam na categoria um meio de sustento, seja ele o principal, ou apenas uma fonte de renda extra.

No entanto, as empresas presentes no mercado possuem uma série de regras para que os as atividades sejam seguras tanto para o cliente, quanto para o motorista. Dessa forma, confira quais são as exigências da 99 para se tornar um parceiro em 2022.

VEJA TAMBÉM

Veja as regras da 99 para trabalhar com transporte por app em 2022
A plataforma exige que os veículos sigam as diretrizes do ano de fabricação de cada local (Foto: Divulgação)

O ano de fabricação do veículo

De forma geral, a 99, assim como a Uber mantém as mesmas regras a cada ano, o principal fator que é alterado é o período de fabricação do veículo do motorista. Em cada cidade, a empresa flexibiliza o ano de fabricação permitido para se adequar melhor ao local em específico, veja os detalhes:

Belém (PA) – aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2012.

Belo Horizonte (MG) –  modelos de veículos fabricados a partir de 2008.

Curitiba (PR) – todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2012.

Brasília (DF) – Nesse caso, os carros fabricados a partir de 2011 serão aceitos. Os veículos precisam ter cadastro na Secretaria de Mobilidade Urbana do Distrito Federal (SEMOB-DF) e dístico identificador para rodar. O cadastro dos veículos e dos motoristas parceiros é realizado pela 99 junto ao Órgão. Após esse cadastro, a SEMOB gera o CAA provisório e então o motorista pode agendar e realizar a vistoria do veículo nos ITLs para receber o dístico identificador com seu CAA definitivo.

Goiânia (GO) – Serão aceitos os veículos fabricados a partir de 2012.

Rio de Janeiro (RJ) – Aceitos carros com até 8 anos de fabricação, o local com o menor período permitido.

Salvador (BA) – Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2007.

São Paulo (SP) – Nesse caso, é aprovado o veículo com no máximo até 10 anos desde a fabricação ou de acordo com a regulamentação municipal.

A 99 explica que, devido a regulamentação municipal do município de São Paulo, apenas veículos com no máximo até 9 anos desde a fabricação ou modelo recebem chamadas no município. Para os demais municípios da Região Metropolitana, veículos fabricados com no máximo até 10 anos desde a fabricação seguem podendo receber viagens normalmente.

São José dos Campos (SP) – Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2010. 

Demais cidades – carros com até 9 anos de fabricação.

Compare carros e motos: conheça nova ferramenta gratuita do Garagem360

Outros requisitos para trabalhar com transporte por app na 99

As outras regras seguem valendo ano após ano. O motorista deve ter um smartphone IOS ou Android e ter carteira de motorista definitiva com a observação de Exerce Atividade Remunerada (EAR), e ter um carro de quatro portas. Para a cidade de São Paulo é necessário ter o CONDUAPP e CSVAPP.

Veja as regras da 99 para trabalhar com transporte por app em 2022
O motorista tem que estar habilitado e ter um carro quatro portas (Foto: Divulgação)

Com informações: 99

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar