Maus hábitos com o câmbio CVT que fazem o carro gastar mais combustível

Veja como algumas práticas são prejudiciais quando o assunto é eficiência energética em carros dotados de câmbio CVT
Veja como algumas práticas são prejudiciais quando o assunto é eficiência energética em carros dotados de câmbio CVT (Foto: Pixabay)
publicidade

O câmbio CVT é uma alternativa mais confortável aos veículos com transmissão manual e mais acessível aos carros que utilizam caixa de câmbio automática. No entanto, para que o tipo de transmissão cumpra a missão de ser mais eficiente, o condutor deve se atentar ao modo de condução, entenda.

Veja como algumas práticas são prejudiciais quando o assunto é eficiência energética em carros dotados de câmbio CVT
Veja como algumas práticas são prejudiciais quando o assunto é eficiência energética em carros dotados de câmbio CVT (Foto: Divulgação)
publicidade

Economizar combustível com o câmbio CVT: condução equivocada é o maior vilão

Os carros com câmbio CVT estão cada vez mais populares no mercado nacional. A sigla em questão significa continuamente variável. O tipo de transmissão é uma alternativa mais eficiente no comparativo com a caixa de câmbio automática.

O tipo de câmbio é conhecido por ser mais econômico, tanto que está cada vez mais presente nos lançamentos atuais, até mesmo em carros comercias, como a Nova Fiat Strada, por exemplo.

VEJA TAMBÉM

Porém, para que o veículo dotado de transmissão automática tipo CVT realmente alcance a eficiência energética, o condutor deve se atentar ao tipo de condução que pratica, tendo em vista que a dirigibilidade equivocada, pode causar o efeito contrário, sendo necessário, visitas mais recorrentes ao posto de combustível.

publicidade

Evite erros ao dirigir carros com câmbio CVT

Nesse sentido, o primeiro erro e talvez o mais comum é não entender como o CVT funciona. Uma das características do tipo de transmissão é o tempo de resposta necessário para ganhar velocidade, que acaba sendo maior no comparativo com uma transmissão automática comum.

No entanto, um motorista desavisado pode tentar encurtar esse tempo pisando de forma mais bruta no acelerador. Porém, a ação fará o giro subir, e consequentemente, aumentar o consumo de combustível.

publicidade

Dessa forma, para que o carro com câmbio CVT atinja o objetivo de ser mais econômico, o condutor deve adotar uma condução mais branda e suave.

Outra função que pode interferir a economia do combustível é usar o veículo com frequência no S, ou seja, a função sport. Acontece que assim como os carros automáticos, os veículos dotados de transmissão CVT também possuem modos de condução, sendo os mais famosos o Eco, e o Sport.

Porém ,esse último faz com que a o acelerador trabalhe com giros mais elevados, justamente por diminuir o tempo de resposta do acelerador, algo bem semelhante ao fator citado anteriormente.

publicidade

Com isso, durante o cotidiano, opte por outros modos de condução, afim de preservar a eficiência e autonomia do modelo.

Veja como algumas práticas são prejudiciais quando o assunto é eficiência energética em carros dotados de câmbio CVT
Evite pisar de forma bruta no acelerador e o modo sport (Foto: Divulgação)

Conhecer o carro é essencial

Outra característica comum dos carros com câmbio CVT é a maior presença de ruído no motor. No entanto, o barulho a mais não significa necessariamente que o carro esteja com dificuldades de impulsionar o veículo.

publicidade

Porém, quando o condutor não conhece determinados atributos, tende a pisar com mais força para gerar maior impulso, algo que novamente irá ocasionar a perda de eficiência energética.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Veja como algumas práticas são prejudiciais quando o assunto é eficiência energética em carros dotados de câmbio CVT
Conheça as particularidades e características do câmbio CVT para evitar maior consumo de combustível (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar