Aplicativos facilitam o dia a dia dos motociclistas

Apss ajudam a monitorar o desempenho e lembram o momento de fazer as manutenções preventivas

Os aplicativos para smartphones oferecem tantos serviços importantes, que grande parte das pessoas não consegue mais ficar sem eles. Alguns, inclusive, são direcionados ao público que gosta de motos. Com eles, o motociclista pode, por exemplo, monitorar seu desempenho, organizar viagens em grupo, receber lembretes de manutenção e até acelerar modelos virtualmente para ouvir o ronco dos motores.

Screenshot_4

Just Ride Along permite criar grupos para passeios e viagens | Foto: Reprodução

O Just Ride Along foi criado há pouco tempo para conectar os apaixonados por duas rodas e solucionar os problemas de planejamento, controle e segurança e tem como objetivo facilitar a vida dos pilotos. Ele permite o planejamento de passeios e viagens com os amigos e até o acompanhamento da performance.

Pouco mais de um mês após o lançamento na Apple Store, o app já conta com mais de 600 usuários. “E temos outros 300 cadastrados aguardando a versão Android ser liberada para testes. Estimamos ter 50 mil até o final do ano”, relata Henrique Costa, que fundou o aplicativo com os sócios Pedro Resende e Cristiano Souto.

“Para realizar um passeio, o motociclista só precisa da moto. Entretanto, vários detalhes podem mudar completamente a realidade da aventura. Quanto mais informação o condutor tiver sobre o veículo, a estrada, o trajeto, as paradas, os pedágios, as hospedagens, os destinos, o grupo…, enfim, sobre tudo, mais controle ele terá da situação. Assim, evita-se imprevistos e surpresas, aumentando a segurança e reduzindo as chances de acidentes”, afirma Costa.

Pedro Resende, Cristiano Souto e Henrique Costa, a equipe do Just Ride Along | Foto: Divulgação/42 Fotografia

Equipe do Just Ride Along: Pedro Resende, Cristiano Souto e Henrique Costa | Foto: Divulgação/42 Fotografia

Outra característica do aplicativo é que o ciclo de amizades é fechado para garantir a segurança dos participantes. Assim, eles podem se identificar apenas para quem conhecem, mas também conseguem formar grupos públicos, se assim preferirem.

Com o app ainda é possível escolher rotas já cadastradas, criar o próprio trajeto – basta preencher informações como local de saída, data e horário de encontro ou optar pelo “Passeio Livre”. Neste último, não há necessidade de selecionar um ponto de saída ou chegada, basta rodar por onde quiser. Enquanto isso, a ferramenta exibe informações em tempo real sobre velocidade média, tempo e distância total percorrida. Se quiser, o usuário pode acompanhar seu passeio em um mapa que funciona como um GPS.

Os caminhos percorridos, sejam eles livres ou planejados, ficam armazenados em uma lista de passeios já feitos. As estatísticas coletadas em cada um deles ajudam a levantar dados para completar o perfil do usuário, por exemplo, o número de quilômetros que já foram rodados.

Cuidados com a motocicleta

Ao criar um perfil no Just Ride Along, o usuário pode cadastrar informações sobre sua motocicleta como marca, modelo, cilindros, quilometragem e ano. “Com isso, conseguimos somar os quilômetros rodados toda vez que o aplicativo for usado e rastrear um passeio. O app envia alertas de manutenção baseados nas distâncias computadas. Mas, para funcionar corretamente, é preciso que ele esteja sempre ativado quando o piloto for pegar a moto”, explica Costa.

O empreendedor revela ainda que a empresa está desenvolvendo um gadget que poderá ser instalado no veículo para controlar melhor a aferição de dados, a quilometragem e o desempenho. “Será possível a leitura de consumo de combustível, queima de óleo e temperatura do motor. Estes dados serão usados para auxiliar o envio de alertas de manutenção. O sistema também terá a função de rastreador de segurança, que irá funcionar interligada via cloud”, complementa o fundador.

Os criadores garante que o produto não irá influenciar na garantia das motocicletas, e deve ser lançado no primeiro semestre de 2016. Ele será oferecido aos usuários como um serviço Premium.

Outros aplicativos

Honda Moto

Screenshot_6

Aplicativo Honda Moto permite acelerar modelos da marca | Foto: Reprodução

O aplicativo Honda Moto está disponível gratuitamente para iOS e Android. Nele, a montadora disponibiliza uma lista com todas as suas motocicletas. Além disso, traz um mapa com a localização das lojas da marca de todo o Brasil e indica qual é a mais próxima.

O usuário também consegue navegar, ver a disponibilidade de cores e até abrir uma ficha técnica que mostra mais detalhes do modelo. Mas o recurso que mais chama a atenção é o acelerador, no qual se utiliza o celular como uma espécie de guidão. Dá até para escutar o barulho dos motores.

diablo

Criado pela Pirelli, app Diablo Super Biker coleta dados de performance | Foto: Reprodução

Diablo SBK

Desenvolvido pela marca de pneus Pirelli, o Diablo Super Bike é ideal para medir o desempenho do motociclista em diferentes percursos. É possível escolher entre as opções em pistas fechadas e estradas. Antes de começar, o software disponibiliza algumas informações para garantir a segurança do piloto durante o trajeto. O lembrete inclui verificar as condições dos pneus e ressalta a importância do uso de capacete, macacão e equipamentos de segurança e a necessidade de se checar as condições da motocicleta, bem como de respeitar as regras da pista ou da estrada.

O usuário pode adicionar amigos e conectar o aplicativo à conta do Facebook. Com isso, consegue compartilhar seus resultados na rede social. Dados como as distâncias viajadas, o ângulo de inclinação, a velocidade e o tempo de cada volta são fornecidos após os percursos. Usando o sistema de GPS Google Maps, o usuário pode controlar seu desempenho e seguir uma rota. Grátis para aparelhos com os sistemas iOS e Android.

iBike Moto pode ser usado para passeios de moto | Foto: Reprodução

iBike Moto pode ser usado em passeios de moto | Foto: Reprodução

iBike Moto

O iBike Moto é um aplicativo – somente para iOS – para verificação de fatores de desempenho em passeios e viagens. O usuário consegue cadastrar suas motocicletas e pode fornecer informações como a capacidade de combustível e a quilometragem total para a troca de componentes como óleo, fluidos e filtros de ar.

Quando o modo passeio é ativado, o software usa o sistema de GPS do smartphone para coletar dados do trajeto. É possível monitorar as velocidades máxima e média, a distância percorrida (apenas disponível em milhas), a elevação, o mapa do percurso e até a estimativa da quantidade de combustível gasto. Para deixar a pilotagem ainda mais animada, o usuário tem a opção de escolher músicas para montar uma trilha sonora.

Motorider também oferece notícias sobre o mundo das motocicletas | Foto: Reprodução

MotoRider GPS também oferece notícias sobre o mundo das motocicletas | Foto: Reprodução

MotoRider GPS

Desenvolvido por um grupo de brasileiros, o aplicativo MotoRider GPS pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistema operacional iOS ou Android. Ele ajuda a acompanhar o desempenho do condutor durante os passeios de moto. Os trajetos já percorridos ficam salvos e organizados por ordem cronológica ou por motocicleta. Isso porque é possível cadastrar várias motos e selecionar com qual delas a rota será feita.

Durante o percurso o usuário pode consultar a velocidade média, o número de quilômetros rodados e a distância percorrida. Se preferir, ele tem a possibilidade de optar por acompanhar tudo no mapa GPS.

Além disso, a ferramenta conta com uma sessão de notícias, com novidades do mundo das duas rodas. Para usá-la, necessário fazer um cadastro, mas é permitido experimentar antes.

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA