Alunos de universidade brasileira fazem protótipo de carro elétrico
Alunos de universidade brasileira fazem protótipo de carro elétrico. Conheça o Projeto OHMEGA e como ele foi conduzido.
Alunos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) estão à frente da mobilidade elétrica com um projeto inovador. O protótipo de carro elétrico batizado de projeto OHMEGA representa um marco importante para a região e para o país.
Conheça o protótipo de carro elétrico OHMEGA
O protótipo tem o intuito de fomentar a eletromobilidade na região. Com dimensões reduzidas em relação aos carros de passeio, o modelo conta com motor elétrico modificado. Seu dimensionamento só foi possível por um alternador doado por um professor do curso de engenharia elétrica e os alunos modificaram para funcionar como propulsor.
O maior desafio foi realmente financeiro. Além da doação do alternador, os alunos se mobilizaram para obter doações de uma metalúrgica, de professores e de rifas para arcar com as despesas.
O projeto de extensão foi desenvolvido por discentes em sua maioria do curso de Engenharia Elétrica sob orientação da docente Camila Fantin e de outros professores do curso.
O mesmo está vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET).
Camila ressalta a necessidade de projetos semelhantes na área de Elétrica: “A preservação ambiental é uma preocupação global, a eletromobilidade está se tornando cada vez mais comum em nosso cotidiano, é fundamental que nossos estudantes tenham contato direto com essa tecnologia”.
Ainda segundo a docente, o projeto funciona como plataforma de aprendizado aos estudantes. Além disso, o Projeto OHMEGA seguirá adiante com aprimoramentos do protótipo com o objetivo de torná-lo competitivo na Fórmula SAE Brasil (competição voltada para os estudantes de Engenharia).
Infraestrutura elétrica: essencial para a eletromobilidade
Para a viabilização de projetos como o OHMEGA, assim como a adoção em larga escala dos carros elétricos no país, ainda exige uma infraestrutura elétrica robusta.
Isso inclui uma rede eficiente de estações de carregamento com plugues industriais confiáveis. São componentes que, em conjunto com a manutenção e sustentabilidade das estações de recarga, são essenciais para garantir praticidade e segurança aos usuários, além de evitar sobrecargas no sistema elétrico.
No Brasil, a integração com fontes de energia renovável na matriz elétrica também é um diferencial. O intuito é tornar essas iniciativas benefícios ambientais, bem como o uso de veículos elétricos mais sustentável.
O emprego de tecnologias modernas como redes inteligentes e sistemas de armazenamento de energia complementam a infraestrutura, de modo a reduzir custos operacionais e tornar mais eficiente o consumo.
O que achou do protótipo do carro elétrico dos alunos da UFMT? Responda nos comentários!
Leia também:
VW se une a Universidade para inserir fibras naturais em acabamentos
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.