Alugar carro ou fazer manutenção corretiva antes da viagem? Veja qual sai mais barato

Pegar a estrada requer alguns cuidados prévios para garantir que tudo saia nos conformes, mas quando o assunto são os automóveis, será que vale mais a pena alugar carro ou fazer manutenção corretiva?

A resposta final pode variar de acordo com o que o carro necessita na hora da manutenção, mas de uma forma geral, dá para ponderar qual a opção mais vantajosa na maioria dos casos.

Entenda isso melhor com o Garagem360!

O que fica mais barato, alugar carro ou fazer manutenção corretiva antes da viagem?

Antes de pegar a estrada, é indispensável verificar as condições do veículo para evitar perrengues e situações que, inclusive, podem comprometer a nossa segurança.

No entanto, às vezes, o valor da manutenção corretiva antes da viagem fica extremamente elevado, o que se torna um grande empecilho para quem deseja curtir um tempo de descanso sem gastar muito.

Quando isso acontece, uma solução interessante pode ser alugar um carro e evitar custos exorbitantes com a respectiva manutenção do veículo próprio.

Isso porque, de acordo com a avaliação da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), alugar um carro pode ficar mais em conta do que a soma dos gastos com a manutenção.

Entretanto, isso também pode variar. Essa avaliação leva em conta a locação de um automóvel por apenas uma semana. Ou seja, em viagens mais longas, a situação pode ser diferente.

Se informe melhor: Como trocar o pneu furado em poucos passos

Como calcular esses gastos?

Bem, a avaliação da ABLA levou em conta alguns fatores considerados indispensáveis para a manutenção dos automóveis antes de colocá-los na estrada para as viagens. São eles:

Assim, leva-se também em conta o valor médio dos pacotes de locação para sete dias, mas considerando um carro básico. Nesse caso, os gastos da manutenção podem ser até 20% superiores ao custo do pacote em questão.

O que revisar no carro antes de pegar a estrada?

  • Verifique o nível e a condição do óleo do motor
  • Cheque o líquido de arrefecimento para evitar superaquecimento
  • Inspecione o nível e a condição do fluido de freio
  • Verifique a pressão e o estado dos pneus, incluindo o estepe
  • Teste os freios para garantir que estão funcionando corretamente
  • Verifique o funcionamento de todas as luzes do veículo, incluindo faróis, lanternas e luzes de freio
  • Teste a bateria e substitua se estiver fraca
  • Verifique os fusíveis e substitua qualquer um que esteja queimado
  • Confira o nível e a condição do fluido da transmissão
  • Inspecione os limpadores de para-brisa e o nível do fluido do limpador
  • Verifique o funcionamento do sistema de ar-condicionado

Aproveite para conferir: Teste: novo Haval H6 tem 115 km de autonomia elétrica e preço de R$ 229 mil para bater de frente com BYD Song Plus

 

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar