Manutenção: como evitar ruídos no seu carro após a troca das pastilhas de freio 

Ruídos vindos das pastilhas de freio são comuns após a troca e indicam, na maioria das vezes, problemas simples. Quem já entende um pouco de mecânica até pode resolver alguns deles em casa. Já em outros casos é necessário recorrer ao mecânico que

consegue explicar melhor o que ocorre, evitando surpresas desagradáveis. 

Para o freio funcionar da forma correta, o disco de freio gira juntamente com a roda, enquanto as pastilhas ficam posicionadas nas pinças e suspensão. Quando o condutor pisa no pedal do freio, elas retém a rotação do disco, reduzindo a velocidade até parar a roda.

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Pastilhas de freio
Cuidados com as pastilhas de freio para evitar ruídos (Foto: Freepik)

Como evitar o ruídos após a troca das pastilhas de freio

Em geral, a troca das pastilhas de freio demandam uma série de cuidados, que embora corriqueiros, podem passar despercebidos. Daí a necessidade de avaliar cada um dos componentes durante o procedimento. Vamos aos pontos-chave:

Desgaste do disco

O desgaste do disco precisa ser verificado para avaliar se a superfície está plana, sem ondulações ou deformações. Dependendo do nível de desgaste será necessário a retificação do componente ou troca. 

revisão pastilha de freio
Checklist para troca de pastilhas de freio para evitar ruídos (foto: Freepik)

Folgas

Durante a instalação é necessário verificar e conferir se ficou alguma folga dos componentes do freio. Pinos deslizantes, pinças e cavaletes os as pastilhas são encaixadas não podem apresentar folgas, pois geram vibrações e como consequência o ruído desagradável. Essa etapa demanda o dobro de atenção, visto que o nível da folga pode comprometer o acionamento dos freios. 

Limpeza do disco 

O disco de freio também deve estar limpo, sem resíduos que possam comprometer o funcionamento das pastilhas ou gerar ruídos. A limpeza é simples, mas deve ser feita com cuidado e apenas com álcool isopropílico ou detergente líquido. Em hipótese alguma, uso produtos derivados de petróleo como gasolina ou thinner.

lubrificação pastilha de freio
Lubrificação dos componentes do sistema de frenagem (Foto: Freepik)

Lubrificação do disco e pinça

Outro cuidado importante refere-se a lubrificação dos componentes, a fim de assegurar a boa movimentação de pinças na hora do atrito. O ideal é usar lubrificante ou graxa específicos, tanto na pinça, quanto nos cavaletes. Esses lubrificantes podem suportar temperaturas superiores a 600 ºC.

Quando lubrificados, os componentes funcionam da forma esperada, reduz o desgaste, ressecamento das borrachas e aumenta a vida útil das pastilhas e do disco.

Quando trocar as pastilhas de freio

Em geral, a cada 15 mil km rodados, no entanto, é preciso respeitar o manual de instruções e os sinais do próprio veículo. Se você sentir algum problema nas frenagens, não espere que algo mais grave corra. Leve seu carro até o mecânico de sua confiança para avaliar as condições do sistema de frenagem.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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