Aguardado no Brasil, BMW i5 elétrico tem produção iniciada na Alemanha

As primeiras unidades do novo BMW i5 100% elétrico começaram a sair da linha de montagem da fábrica da marca alemã em Dingolfing, nos arredores de Munique, na Alemanha. O modelo, que deve ser comercializado no mercado brasileiro a partir do próximo ano, é mais uma importante peça nos planos de eletrificação da BMW.

BMW i5 faz parte dos planos da marca de oferecer 15 modelos elétricos até 2024

Aguardado no Brasil, elétrico BMW i5 tem produção iniciada na Alemanha
Primeiras unidades do BMW i5 começam a sair da linha de produção em Dingolfing, na Alemanha (Foto: Divulgação/BMW Group)

A variante 100% elétrica i5 deriva da nova linha do BMW Série 5. Trata-se do terceiro modelo totalmente elétrico a ser lançado pela marca nos últimos dois anos, seguindo-se ao BMW iX e ao BMW i7.

A fábrica de  Dingolfing  está comemorando, em 2023, 50 anos de produção automotiva. A participação dos veículos elétricos a bateria na produção total nesse que é o maior local de fabricação europeu do BMW Group deve aumentar para mais de 40% no próximo ano.

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“O BMW i5 e nossa fábrica em Dingolfing são exemplos perfeitos de como o BMW Group está se transformando para a mobilidade elétrica e desenvolvendo nossas fábricas. Entre 2021 e 2024, teremos um total de 15 veículos totalmente elétricos em nossa rede de produção”, promete Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW responsável pela área de Produção.

Para atingir essa meta, o BMW Group conta com arquiteturas flexíveis e oferece a maioria de seus modelos para clientes em todo o mundo com diferentes variantes de trem de força. 

O BMW Série 5 – assim como o BMW Série 7 e o BMW X1 antes dele – estará disponível com propulsão totalmente elétrica ou com motor de combustão interna (ICE), ou ainda como um híbrido plug-in. 

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Isso requer um alto grau de flexibilidade, mas permite que a empresa utilize a capacidade de suas fábricas de forma eficiente e ajuste sua oferta à demanda do cliente. 

“Estamos acompanhando o mercado. Os requisitos do cliente determinam a aparência da combinação real do trem de força.” Isso foi possível graças a grandes investimentos na rede de produção. O BMW Group investiu mais de um bilhão de euros (R$ 5,2 bilhões) na integração do BMW iX, BMW Série 7 e BMW Série 5 na fábrica de Dingolfing.

O que se sabe sobre o novo BMW i5

Aguardado no Brasil, elétrico BMW i5 tem produção iniciada na Alemanha
BWM i5 M60 xDrive já está saindo da linha de montagem em Digolfing (Foto: Divulgação/BMW Group)

O novo BMW i5 na versão M60 xDrive será equipado com dois motores elétricos, nos eixos dianteiro e traseiro, além de tração nas quatro rodas. O torque é de 83,6 kgf.m. Já o BMW i5 eDrive40 contará com um único motor elétrico para acionar as duas rodas traseiras, gerando 340 cv de potência máxima e 43,8 kgf.m de torque.

No mais, o modelo deve manter as características principais das demais variantes do BMW Série 5. 

O BMW i5 contará com sistemas automatizados de condução, com destaque para o Driving Assistant Professional, com função Stop & Go, que inclui o sistema Highway Assistant – que isenta o motorista de atividades de direção em rodovias com faixas estruturalmente separadas.

Isso significa dizer que em velocidades de até 130 km/h em rodovias, o motorista pode tirar as mãos do volante e descansar, desde que mantenha a atenção a pista.

Outra tecnologia que chama a atenção é o Active Lane Change Assistant, que permite a mudança de faixa sugerida pelo veículo com o simples gesto de olhar no retrovisor para confirmar a ação. O sistema também assume os movimentos de direção necessários automaticamente, se o tráfego permitir.

Por fim, em termos de tecnologia de condução, o modelo ainda conta com Parking Assistant e o Reversing Assistant, para estacionamento automatizado e manobras controladas por smartphone.

BMW i5 será o modelo central em Dingolfing, que completa 50 anos

O diretor da fábrica, Christoph Schröder, espera que o lançamento do novo BMW i5 aumente os números de produção da fábrica nos próximos anos.  “O BMW Série 5 tem sido tradicionalmente o modelo principal da Dingolfing e fornecerá um impulso valioso para volumes novamente desta vez”, afirma. 

Em 2022, mais de 280 mil carros saíram da linha de montagem de Dingolfing. No próximo ano, com o início da produção do BMW Série 5 Touring e dos modelos BMW M5 de oitava geração (ambos carros ICE), Schröder espera que esse número suba para mais de 300 mil veículos. 

Dos cerca de 12 milhões de veículos BMW construídos em Dingolfing até hoje, um total de oito milhões (ou seja, dois terços) são modelos BMW Série 5. Isso está intimamente ligado à história da fábrica. 

Há 50 anos, em setembro de 1973, o primeiro carro BMW a sair da linha de produção na então nova fábrica de veículos foi um BMW 520i de primeira geração.

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Lançado em 1973, modelo 520i é o BMW Série 5 de primeira geração, fabricado em Dingolfing (Foto: Divulgação/BMW Group)

Desde então, a fábrica localizada na Baviera tornou-se um dos locais mais proeminentes da indústria automotiva – e um motor para o desenvolvimento econômico da região. 

A folha de pagamento anual dos mais de 18 mil funcionários da BMW em Dingolfing é superior a um bilhão de euros, e a fábrica contrata cerca de mil fornecedores da região. 

Além de investir diretamente na fábrica de Dingolfing, o BMW Group também canalizou mais de um bilhão de euros, desde 2015, na produção de componentes de powertrain elétrico na região.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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