Recentemente a Honda anunciou a chegada da nova Sahara 300, que entre outras tarefas, se apresentou com a missão de substituir a XRE 300. Veja quais atributos mudaram.
Honda Sahara 300 substitui XRE
Substituir algo ou alguém famoso e popular nunca é das tarefas mais fáceis e é exatamente sobre essa ótica que a Honda Sahara 300 chegou ao mercado nacional.
Com a missão de substituir a XRE 300, uma das motos mais populares no Brasil, aposentada em 2023, a nova Sahara 300 foi lançada sob a perspectiva de ditar a nova tendência da marca na linha trail de média cilindrada no país.
A novidade chega para redefinir o legado deixado não só pela XRE 300, como também, do modelo de mesmo nome, que fez sucesso na década de 1990.
Principais mudanças
As principais mudanças entre a nova Honda Sahara 300 e a XRE 300 se dão em alguns atributos, como: chassi, motor, eletrônica, câmbio e balança.
Motorização
Em termos de motorização, a Sahara 300 é mais forte e naturalmente mais moderno que a XRE 300.
O propulsor da Sahara 300 traz um conjunto atualizado com ganhos em relação ao motor da CB Twister 300F, com quem compartilha a base de motorização.
Na comparação entre XRE e Sahara, a última até perde na teoria: são 25,2 cv e 2,74 kgf.m de torque da Sahara, contra 25,6 cv e 2,8 kgfm da XRE.
Porém, na prática, o comando simples no cabeçote (SOHC) impulsiona o desempenho da Sahara 300, já que este tipo de estrutura privilegia o torque em baixos giros.
A Sahara 300 oferece força maior, já partir de 2.500 rpm, o que remete à um ‘’motor mais esperto’’.
Novo conjunto de câmbio
Outra novidade que joga a favor da Sahara 300 é o novo conjunto de câmbio de seis marchas, uma a mais do que na XRE.
Na nova versão, acrescenta-se a embreagem assistida e deslizante, tecnologia de motos de alta cilindrada que impede o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
Segundo Cristiano Rodrigues, consultor de vendas da Honda Blokton, a transmissão de seis velocidades era ‘’algo que os clientes pediam há tempos’’.
Visual tem mudanças pontuais
O que menos mudou da XRE 300 para a Sahara 300, de fato, foram as linhas de design.
No entanto, a Sahara 300 conta com novas carenagens, que assemelha o modelo à uma Africa Twin.
A Sahara 300 manteve as três versões já usadas pela XRE: Standard, Rally e Adventure.
Esta última, aliás, é a configuração topo de linha e ganhou itens de série exclusivos, como: para-brisa mais alto e protetores de motor e carenagem.
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