Antes vistos como modelos de nicho, hoje os Sport Utility Vehicles (ou SUVs) dominam o mercado brasileiro – e outros tantos pelo mundo. Algumas características talvez expliquem o sucesso: espaço interno amplo, aparência robusta e maior altura de rodagem, o que ajuda na hora de vencer uma lombada ou valeta, e até mesmo a encarar os buracos das vias brasileiras.
Entretanto, ao contrário da maioria dos segmentos, é difícil apontar qual foi o modelo que deu origem aos SUVs atuais. Por isso que, em vez de apresentar apenas um carro, o Garagem360 separou cinco veículos, de diferentes épocas. Cada um deles, ao seu estilo, ajudaram a definir o conceito dos utilitários esportivos atuais.
SUVs icônicos: Jeep Station Wagon
Talvez o nome pareça estranho, mas este era o nome original da Willys (e Ford) Rural. Derivada do Jeep original – aquele da Segunda Guerra Mundial – a Station Wagon (SW) era chamada de perua na época, mas muitas características dos utilitários esportivos atuais já estão presentes nela.
Surgida em 1946, ela contava com amplo espaço interno. Por isso, era vendida nos Estados Unidos como um veículo familiar. Do Jeep Willys vinha a robustez e capacidade para encarar terrenos mais difíceis. A tração, por sua vez, podia ser 4×2 ou 4×4.
No Brasil, a Willys-Overland começou a vender o modelo como Perua Jeep em 1956. Um ano depois, passou a ser chamada de Rural, nome mais popular. Ficou em linha até 1977, quando já se chamava Rural Ford, já que a marca do oval azul comprou a operação brasileira da Willys dez anos antes.
Por ser mais urbana que o Jeep original e oferecer espaço interno familiar, alguns conceitos que até hoje marcam presença nos SUVs, a Jeep SW/Willys Rural pode ser apontada como uma das pioneiras, mas não a única. Vale a menção honrosa à Jeep Wagoneer, que foi lançada nos Estados Unidos em 1962 como uma perua aventureira, e que daria origem anos depois ao Jeep Cherokee.
Land Rover Range Rover
Em 1970, a Land Rover já era conhecida pelos seus modelos off-road. Naquele ano, ela uniu robustez e luxo em um único veículo, o Range Rover. Com sofsticação, amplo vão livre do solo e sem deixar a aptidão off-road de lado, o modelo inaugurou um novo nicho, sendo um sucesso de mercado.
O Range Rover se tornou mais sofisticado a cada geração. Atualmente, ocupa o topo da gama de SUVs da marca. As características do modelo foram copiadas por diversas marcas ao longo dos anos, o que mostra a importância deste carro na história.
Jeep Cherokee
Em 1983, o Jeep Cherokee deixou de ser apenas uma versão da Wagoneer e tornou-se um modelo independente. As linhas retas e robustas, estrutura monobloco e posição de dirigir elevada, ele foi um divisor de águas, conquistando o mercado americano e sendo vendido até hoje pela Jeep, sendo cada vez mais sofisticado.
No Brasil, o modelo fez muito sucesso na década de 1990, durante os primeiros anos da reabertura das importações. Ele ainda é vendido no mercado nacional, mas sem o mesmo brilho.
Honda CR-V
Não foram apenas os britânicos e americanos que ajudaram a criar o conceito atual dos SUVs. Praticamente todas as fabricantes contribuíram de alguma maneira. Isso inclui as japonesas Toyota, com o Land Cruiser (ou Bandeirante no Brasil) e o RAV4, e a Honda, com o CR-V.
Embora o RAV4 tenha sido lançado em 1994 com fórmula parecida, suas linhas eram mais parecidas com as de um jipe. O CR-V, por conta da aparência mais urbana, acabou sendo o escolhido. Apresentado em 1995 com carroceria monobloco e conforto de automóvel, o modelo da Honda logo tornou-se uma das referências do segmento, sendo um dos primeiros utilitários esportivos com proposta urbana.
Ford EcoSport
Nascido como um projeto brasileiro, em 2003, o Ford EcoSport fez tanto sucesso que se tornou global em sua segunda geração, lançada em 2012 e em linha até hoje. Ele pode ser considerado o responsável pelos SUVs compactos atuais.
Derivado do Fiesta, o SUV inaugurou no Brasil o conceito de modelos menores baseados em hatches pequenos. Boa parte da leva atual de utilitários esportivos compactos utiliza essa fórmula, como o Honda HR-V, o Chevrolet Tracker e o VW T-Cross.
Na galeria, veja algumas imagens de cada um desses cinco modelos que ajudaram a construir a história dos SUVs. Clique nas fotos para ampliá-las e ler as legendas.
Jeep Station Wagon |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Station Wagon |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Station Wagon |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Station Wagon |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Station Wagon |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Station Wagon |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Station Wagon |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Station Wagon |Foto: Divulgação/Jeep
Willys (Ford) Rural |Foto: Divulgação/Willys
Willys (Ford) Rural |Foto: Divulgação/Willys
Land Rover Range Rover |Foto: Divulgação/Land Rover
Land Rover Range Rover |Foto: Divulgação/Land Rover
Land Rover Range Rover |Foto: Divulgação/Land Rover
Land Rover Range Rover |Foto: Divulgação/Land Rover
Land Rover Range Rover |Foto: Divulgação/Land Rover
Land Rover Range Rover |Foto: Divulgação/Land Rover
Land Rover Range Rover |Foto: Divulgação/Land Rover
Land Rover Range Rover |Foto: Divulgação/Land Rover
Jeep Cherokee |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Cherokee |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Cherokee |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Cherokee |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Cherokee |Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Cherokee |Foto: Divulgação/Jeep
Honda CR-V |Foto: Divulgação/Honda
Honda CR-V |Foto: Divulgação/Honda
Honda CR-V |Foto: Divulgação/Honda
Honda CR-V |Foto: Divulgação/Honda
Honda CR-V |Foto: Divulgação/Honda
Honda CR-V |Foto: Divulgação/Honda
A primeira aparição do Ford EcoSport foi durante o Salão do Automóvel de 2002 |Foto: Divulgação
A primeira aparição do Ford EcoSport foi durante o Salão do Automóvel de 2002 |Foto: Divulgação
Em janeiro de 2003, o SUV era lançado oficialmente no Brasil |Foto: Divulgação
Em janeiro de 2003, o SUV era lançado oficialmente no Brasil |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2003 |Foto: Divulgação
Um ano depois, em 2004, o modelo ganhava a versão 2.0 4WD, com tração nas quatro rodas |Foto: Divulgação
Um ano depois, em 2004, o modelo ganhava a versão 2.0 4WD, com tração nas quatro rodas |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2004 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2004 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2004 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2004 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2004 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2004 |Foto: Divulgação
Em 2005, a versão FreeStyle era lançada como série especial. Fez tanto sucesso que acabou virando versão de produção |Foto: Divulgação
Em 2005, a versão FreeStyle era lançada como série especial. Fez tanto sucesso que acabou virando versão de produção |Foto: Divulgação
Ford EcoSport FreeStyle 2005 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport FreeStyle 2005 |Foto: Divulgação
A primeira versão com câmbio automático foi lançada em 2006 |Foto: Divulgação
A primeira versão com câmbio automático foi lançada em 2006 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport automático 2006 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport automático 2006 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport automático 2006 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport automático 2006 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport automático 2006 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport automático 2006 |Foto: Divulgação
O primeiro facelift foi em 2007 |Foto: Divulgação
O primeiro facelift foi em 2007 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2008 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2008 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2008 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2008 |Foto: Divulgação
Em 2010 veio uma nova mudança, dessa vez mais discreta. Nome do modelo passou a ser exibido no capô |Foto: Divulgação
Em 2010 veio uma nova mudança, dessa vez mais discreta. Nome do modelo passou a ser exibido no capô |Foto: Divulgação
Ford EcoSport XLT 2011 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport XLT 2011 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2011 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2011 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2011 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 4WD 2011 |Foto: Divulgação
A segunda geração fez sua estreia em 2012, com visual completamente novo |Foto: Divulgação
A segunda geração fez sua estreia em 2012, com visual completamente novo |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2012 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2012 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2012 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2012 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2012 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2012 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2012 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2012 |Foto: Divulgação
Em 2017, mais uma mudança. A frente e o interior foram as áreas que passaram por maiores mudanças |Foto: Divulgação
Em 2017, mais uma mudança. A frente e o interior foram as áreas que passaram por maiores mudanças |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Ford EcoSport 2018 |Foto: Divulgação
Newsletter
Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.