De opcional para obrigatório: afinal, o que é o como funciona o controle de estabilidade?
Controle de estabilidade: o que é, o que fazer, é obrigatório? Saiba tudo!
Uma nova obrigatoriedade entrou em vigor para veículos 0 km vendidos a partir de 1º de janeiro deste ano. Trata-se do controle de estabilidade que deve estar presente em 100% da produção de carros. A norma vale para projetos que receberam o código de marca, modelo e versão antes de 1º de janeiro de 2020.
Entre os carros que já atendem essa obrigatoriedade, estão o Fiat Mobi, que traz ainda outros itens de segurança, como repetidores laterais de seta, luzes diurnas de condução e alertas de frenagem.
A seguir, o Garagem360 explica todos os detalhes sobre a estabilidade do carro, desde função, onde fica instalado no veículo e até o que acontece se ele for desligado. Acompanhe!
O que é controle de estabilidade do carro?
A estabilidade do carro traz mais segurança em momentos perigosos, como curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pistas molhadas. Exemplificando: se ela percebe que o motorista vira o volante para o lado contrário ao que o veículo está indo, a tecnologia impede essa ação.
Leia também:
-
Pedágio Free Flow: o que é, como pagar e qual o valor da multa
-
Quanto o ar condicionado consome de combustível? Veja efeitos numa viagem de 20 e 50 km
-
Dias mais quentes exigem cuidado redobrado com a calibragem do pneu; entenda
O que faz o controle de estabilidade?
A central eletrônica recebe dados dos sensores, que são responsáveis por calcular a velocidade das rodas e a inclinação da direção. Ao perceber alguma irregularidade, a tecnologia impede a aceleração do motor e freia uma ou mais rodas de maneira individual. Assim, o veículo não roda em uma curva.
Contudo, é importante deixar claro que nem sempre o controle de estabilidade será eficaz. Isso não significa que o equipamento não tem capacidade para cumprir a sua missão.
Na verdade, em algumas situações, ele não consegue proteger o veículo das leis da física.
Por exemplo: suponhamos que você entra em alta velocidade em uma curva. Nesse cenário, o sensor terá dificuldade de evitar um acidente que, aliás, pode ser bastante grave.
Em outras palavras, o funcionamento da tecnologia depende de um mínimo de aderência entre os pneus e o solo. E, caso você não obedeça esses limites, a tecnologia não terá força para estabilizar a rota do automóvel.
Como saber se o carro tem controle de estabilidade?
Procure no painel por uma tecla que, via de regra, contém um desenho de um automóvel. Geralmente, ele está em posição de derrapagem. É por meio desse botão que você desativa o equipamento. Se o carro não tiver esse botão, provavelmente, ele não é equipado com esse recurso.
O que acontece se desligar o controle de estabilidade?
Em alguns casos, mesmo com a tecnologia desligada, você pode fazer ótimas saídas de traseiras. Contudo, essas manobras não são tão rápidas, exceto se você for um piloto profissional ou tiver bastante experiência ao volante.
Qual a diferença de controle de tração e controle de estabilidade?
A função do sistema de controle de estabilidade é regular a trajetória da roda, enquanto o sistema de controle de tração é responsável por limitar a patinagem das rodas.
Tem como colocar controle de tração e estabilidade?
Não. Trata-se de um item de série, isto é: são equipamentos previamente configurados e calibrados. Devido a esse fator, obrigatoriamente, é preciso que eles venham de fábrica.
Confira também: Multa por evasão do pedágio: veja quanto custa em 2024