Adeus, dúvida: carro preto esquenta mais no sol?

Carro preto esquenta mais no sol? Se você tem essa dúvida é só ler o texto que vamos elucidar tudo e ainda dizer os motivos da diferença.

Você já se perguntou se carro preto esquenta mais no sol? Caso esteja pensando em comprar um carro e esse pode ser um fator na escolha da cor, está no lugar certo, pois vamos elucidar de uma vez por todas essa dúvida. Acompanhe!

Carro preto esquenta mais no sol?

A resposta é sim. Carros pretos e de tons mais escuros absorvem mais calor do sol em relação aos modelos de cores claras. Isso ocorre porque a cor preta absorve todos os comprimentos de onda de luz visível, enquanto as cores claras, como o branco, podem refletir a maior parte da luz. 

Diferentes comprimentos de onda formam a luz solar, que nós percebemos como cores. Quando a luz atinge o objeto, algumas cores são absorvidas e outras são refletidas. 

Em via de regra, a cor branca reflete 80% da luz solar visível. Já a preta, somente 5%. Além disso, a cor preta absorve os comprimentos de onda e converte a luz em calor. As cores claras refletem a maior parte luz e por consequência absorvem menos calor. 

No final, a temperatura interna de um carro preto pode ser sensivelmente mais alta do que a de um carro branco nas mesmas condições. Ademais, bancos de couro, áreas envidraçadas, entre outros materiais de tons escuros também contribuem para o aumento da temperatura no interior do veículo. 

Carro preto esquenta mais no sol - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Carro preto esquenta mais no sol – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Estudos e testes

Diversos estudos e testes práticos comprovam a diferença de temperatura. Um deles, feito pela Revista Quatro Rodas em fevereiro de 1987, demonstrou na prática a diferença. 

Na ocasião, colocaram lado a lado dois Chevrolet Monza iguais um branco e um preto. Os dois foram expostos ao sol por duas horas nas mesmas condições e temperatura externa de 31ºC. 

O interior do carro branco marcou 55 ºC, enquanto o interior do carro preto marcou 64ºC.

Além de mais calor, o carro preto pode ainda consumir mais combustível se os ocupantes não abrirem mão do ar-condicionado. Quanto mais quente for o interior do veículo, mais tempo o aparelho precisa funcionar no nível mais alto, aumentando o consumo. 

Outro estudo, dessa vez de 2011, conduzido pela organização inglesa Heat Island Groups, mediu a temperatura de dois modelos do Honda Civic – um prata e o outro preto, sob as mesmas condições de luz e calor. 

A temperatura do Civic prata foi 6ºC menor do que do Civic preto, assim o ar-condicionado precisou de 13% menos de energia para resfriar o interior do que no carro escuro e um consumo de combustível 1,1% menor.

Eai, prefere o carro preto ou outra cor? Responda nos comentários!

Leia também: Preto ou branco? Descubra qual cor de carro é mais fácil de manter limpo

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA