Adeus, dúvida: carro preto esquenta mais no sol?
Carro preto esquenta mais no sol? Se você tem essa dúvida é só ler o texto que vamos elucidar tudo e ainda dizer os motivos da diferença.
Você já se perguntou se carro preto esquenta mais no sol? Caso esteja pensando em comprar um carro e esse pode ser um fator na escolha da cor, está no lugar certo, pois vamos elucidar de uma vez por todas essa dúvida. Acompanhe!
Carro preto esquenta mais no sol?
A resposta é sim. Carros pretos e de tons mais escuros absorvem mais calor do sol em relação aos modelos de cores claras. Isso ocorre porque a cor preta absorve todos os comprimentos de onda de luz visível, enquanto as cores claras, como o branco, podem refletir a maior parte da luz.
Diferentes comprimentos de onda formam a luz solar, que nós percebemos como cores. Quando a luz atinge o objeto, algumas cores são absorvidas e outras são refletidas.
Em via de regra, a cor branca reflete 80% da luz solar visível. Já a preta, somente 5%. Além disso, a cor preta absorve os comprimentos de onda e converte a luz em calor. As cores claras refletem a maior parte luz e por consequência absorvem menos calor.
No final, a temperatura interna de um carro preto pode ser sensivelmente mais alta do que a de um carro branco nas mesmas condições. Ademais, bancos de couro, áreas envidraçadas, entre outros materiais de tons escuros também contribuem para o aumento da temperatura no interior do veículo.
Estudos e testes
Diversos estudos e testes práticos comprovam a diferença de temperatura. Um deles, feito pela Revista Quatro Rodas em fevereiro de 1987, demonstrou na prática a diferença.
Na ocasião, colocaram lado a lado dois Chevrolet Monza iguais – um branco e um preto. Os dois foram expostos ao sol por duas horas nas mesmas condições e temperatura externa de 31ºC.
O interior do carro branco marcou 55 ºC, enquanto o interior do carro preto marcou 64ºC.
Além de mais calor, o carro preto pode ainda consumir mais combustível se os ocupantes não abrirem mão do ar-condicionado. Quanto mais quente for o interior do veículo, mais tempo o aparelho precisa funcionar no nível mais alto, aumentando o consumo.
Outro estudo, dessa vez de 2011, conduzido pela organização inglesa Heat Island Groups, mediu a temperatura de dois modelos do Honda Civic – um prata e o outro preto, sob as mesmas condições de luz e calor.
A temperatura do Civic prata foi 6ºC menor do que do Civic preto, assim o ar-condicionado precisou de 13% menos de energia para resfriar o interior do que no carro escuro e um consumo de combustível 1,1% menor.
Eai, prefere o carro preto ou outra cor? Responda nos comentários!
Leia também: Preto ou branco? Descubra qual cor de carro é mais fácil de manter limpo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.