Descubra o porquê dos pneus serem pretos

Uma das principais características dos pneus é a sua cor preta. Porém, ele recebe essa tonalidade por conta de um material específico. Durante seu processo de produção, o chamado negro de fumo é adicionado aos compostos. Semelhante à fuligem, ele é empregado como reforço para a borracha natural e acaba sendo o responsável pela sua coloração.

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O negro de fumo é fabricado industrialmente há quase 150 anos e inicialmente seu uso como pigmento auxiliou o segmento de tintas. Hoje, ele é um dos principais ingredientes empregados na fabricação de um pneu, sendo produzido em mais de uma dezena de diferentes tipos. A quantidade e os tipos utilizados desse material em cada pneu são segredo industrial e é essa delicada equação que determinará as suas principais características.

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“O emprego do negro de fumo é um fator decisivo não só para a durabilidade do pneu, como para a sua aderência ao piso, a sua resistência ao rolamento e também a temperaturas elevadas. Ele responde, em média, por mais de 20% do peso e é a combinação entre os diversos tipos desse material que definirá a performance final do produto”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo.

Por meio do emprego de pigmentos e sílica é possível obter pneu coloridos, como os que equipam as bicicletas infantis. Mas, as tentativa da indústria em comercializar pneus coloridos para automóveis não foram bem aceitas pelo consumidor. Por ser a cor que mais disfarça a sujeira e como nem sempre trafegamos em estradas limpinhas que acabaram de ser lavadas, o preto herdado do negro de fumo não parece ter que temer concorrentes coloridos.

Por falar em pneus, confira na galeria as medidas de calibragem de alguns carros brasileiros.

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