Abastecimento de aeronaves em GRU agora é feito através de caminhão elétrico

Tornar verde a aviação é um dos maiores desafios da sustentabilidade moderna. Assim, o abastecimento de aeronaves com caminhão elétrico é um grande avanço para o setor, que busca diariamente integrar novas tecnologias e técnicas para baratear o processo – tanto para o bolso, quanto para o planeta.

Veículo 100% elétrico da VWCO pode ser recarregado facilmente no próprio aeroporto.
Veículo 100% elétrico da VWCO pode ser recarregado facilmente no próprio aeroporto. (Imagem: Divulgação/Raízen)

Raízen promove ação inédita com o abastecimento de aeronaves com caminhão elétrico da Volkswagen

Nesta terça-feira, 20 de junho, foi realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo – SP, o primeiro abastecimento de aeronaves com veículo 100% elétrico do complexo.

Isto foi possível graças ao e-Delivery, caminhão eletrificado da Volkswagen Caminhões e Ônibus – VWCO. O modelo foi adaptado pela Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, para possibilitar máxima segurança e eficiência no abastecimento de aeronaves.

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“O e-Delivery é um veículo sob medida, com baixo impacto ambiental, emissão zero de poluentes e baixo custo de manutenção, além de ser o caminhão elétrico com mais variantes de aplicação para o Brasil” nos diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

Todo um processo de readequação não apenas do veículo, mas também do aeroporto, foi necessário para tal, incluindo a instalação de eletroposto Shell. Assim é possível recarregar o caminhão dentro do próprio complexo, eliminando ainda mais gastos e agilizando o processo de reabastecimento.

“Estamos muito felizes em poder iniciar a conversão da nossa frota nos aeroportos e poder contar com um modelo de caminhão elétrico com alto nível de segurança, que certamente servirá como referência para os próximos que virão”, afirma Juliano Tamaso, vice-presidente de Supply Chain da Raízen, que continua “Além de ser mais uma iniciativa que contribui para descarbonização, também avançamos na transição energética ao utilizar energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis”, completa.

Novo modelo é mais barato, sustentável e eficiente

Este primeiro texto foi feito em um avião da Azul Linhas Aéreas. O objetivo da empresa é alcançar a total neutralidade de carbono até 2045 – 5 anos antes do previsto para o setor de aviação.

Operação foi um sucesso e indica futuro promissor para a aviação nacional
Operação foi um sucesso e indica futuro promissor para a aviação nacional (Imagem: Divulgação/Raízen)

Portanto, uma operação nesta escala, é feita com sucesso, em um dos maiores aeroportos do mundo reforça este compromisso. Além da minimização de emissão de carbono, o modelo é até 50% mais barato quando comparado ao que usa caminhões de motor à combustão;

“Queremos nos tornar referência […] entre as empresas preocupadas em alinhar seus modelos de negócio aos padrões mais sustentáveis de produção e consumo. Só na questão das emissões de carbono, por exemplo, o nosso Programa de Eficiência de Combustível (PEC) proporcionou uma economia de 134 mil toneladas de CO2 no ano passado” afirma Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da companhia.

Assim, espera-se que o abastecimento de aeronaves com caminhão elétrico se torne tendência em tempo hábil. Este é um passo importante para um setor de aviação mais sustentável, interesse não apenas das empresas, mas também da sociedade civil.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
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