Caminhão elétrico da VW abastece aviões no Aeroporto de Manaus

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus (AM), é o primeiro da América Latina a ter um caminhão elétrico de abastecimento de aeronaves, com zero emissão. A novidade é graças à parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation e a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).

Inicialmente foi realizado um período de testes e de treinamento dos funcionários da empresa e, agora, o caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery levará o combustível Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus.

Caminhão elétrico da VW abastece aviões no Aeroporto de Manaus
Caminhão elétrico da VW será instrumento para redução de combustíveis fósseis utilizados no processo (Foto: Divulgação/VW)

Conheça o caminhão elétrico que abastece aviões em Manaus

O principal objetivo desta união é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ainda ajudar a promover o desenvolvimento da Região Amazônica, em linha com as diretrizes estratégicas da BR Aviation e da Pioneiro, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. A iniciativa abre uma possibilidade imediata, de rápida adoção, para reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.

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“Sabemos que a transformação das aeronaves, seja para uso de combustível verde ou eletricidade, ainda levará algum tempo. O caminhão elétrico é resultado da busca por soluções já disponíveis, com eficácia comprovada e viabilidade econômica e operacional para reduzir as emissões desde já”, afirma o CEO da Pioneiro Combustíveis, Lindi Tambke.

Segundo um estudo realizado pela Manchester Metropolitan University em 2020 e publicado na revista Atmospheric Environment, a aviação é responsável por cerca de 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global. Ao iniciar a adoção de caminhões elétricos para abastecimento, a BR Aviation e a Pioneiro Combustíveis se antecipam a uma das metas do programa SustenAr, lançado pela ANAC para estimular melhorias em diversos aspectos ambientais na Aviação Civil. O programa prevê, como uma das formas de estimular soluções sustentáveis, a substituição de combustíveis fósseis na frota aeroportuária terrestre.

Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, a EZVolt instalou no Aeroporto de Manaus um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.

A parceria é considerada estratégica, já que se trata da primeira operação de um caminhão elétrico na aviação da América Latina. Os benefícios ambientais são nítidos com a ampla eliminação de CO2 e outras partículas de escapamento, contribuindo para um ambiente de trabalho menos ruidoso e mais sustentável nos aeroportos. É um modelo de atuação com potencial de impactar toda a cadeia de abastecimento do segmento.

Parceria inovadora para reduzir emissões

A adoção de veículos, como o caminhão elétrico, para abastecimento surgiu a partir de uma rodada de intercâmbio com empresas europeias que atuam nos serviços aeroportuários. Para criar uma versão genuinamente brasileira dessa tecnologia, a Pioneiro Combustíveis se uniu à Vibra e à Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já tem no mercado o veículo de entregas urbanas e-Delivery.

O modelo adotado é o e-Delivery 11, com capacidade de 11,4 toneladas e vem equipado com motor elétrico de tração com potência de 408 cv (300 kW) e três módulos de baterias LFP com 105 kWh de capacidade total, o que permite autonomia de até 110 km.

Caminhão elétrico da VW abastece aviões no Aeroporto de Manaus
VW e-Delivery será utilizado nas operações (Foto: Divulgação/VWCO)

O modelo também conta com sistema e-PTO, que disponibiliza uma tomada de força elétrica, capaz de fornecer a alimentação necessária para que o motor do e-PTO possa acionar a bomba do sistema de transferência de combustível. Este caminhão, que é o primeiro elétrico 100% desenvolvido e produzido no país, traz tecnologia embarcada de ponta para garantir altos níveis de conforto, eficiência e produtividade a bordo, além de atender a todos os requisitos de segurança.

O caminhão VW que a Pioneiro Combustíveis e a Vibra estão implantando no Aeroporto Internacional de Manaus tem alto conteúdo de componentes nacionais, o que contribui para que a manutenção e o custo de operação do modelo elétrico sejam um atrativo a mais, por serem mais baixos do que em um modelo diesel, por exemplo. Com mais de 350 unidades comercializadas, o e-Delivery é referência no mercado nacional, desenvolvido pela engenharia brasileira e testado com os mais rigorosos critérios.

Cada caminhão elétrico pode tirar da atmosfera cerca de 15 toneladas de CO2 por ano, o que seria equivalente à neutralização proporcionada por mais de 50 árvores no mesmo período. A operação de um veículo elétrico é mais simples, com maior eficiência energética (uma significativa economia em relação a um veículo diesel) e custo de manutenção menor. O alto nível de tecnologia embarcada permite monitorar todos os detalhes do veículo, como desgaste, horas de uso, além de possíveis problemas técnicos.

“Tivemos a segurança como primeira condição, e rapidamente percebemos que a tecnologia é altamente segura e confiável. Estamos confiantes de que a experiência e o conhecimento que estamos produzindo em Manaus podem beneficiar, inicialmente, a adoção de soluções semelhantes na região Norte e, em breve, todos os aeroportos do Brasil e das Américas”, destaca o diretor de Operações da Pioneiro, Rolf de Souza Tambke.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
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