Tags

Destaques

Pneus que se consertam sozinhos ou controlados por apps; Genebra mostra o futuro dos compostos

Créditos: Foto: pexels.com


A era dos carros conectados tem impactado os mais diversos itens dos veículos. No Salão de Genebra, que abre as portas para o público entre 09 e 19 de março, ao menos duas grandes multinacionais já anunciaram soluções de sistemas de inteligência em pneus; a italiana Pirelli e a norte-americana Goodyear.

No caso da primeira empresa, o produto já se trata de uma versão final, e não um protótipo ou conceito. O Pirelli Connesso fornece informações sobre os pneus por meio de um aplicativo. Os dados são coletados por um chip, que fica localizado dentro dos compostos. Ele é capaz de informar sobre a validade em quilômetros, temperatura, além de emitir alertas caso haja uma perda de pressão.

LEIA MAIS: Salão de Genebra: Porsche apresenta versão mais apimentada para o 911

Porsche aumenta família Panamera no Salão de Genebra

Por enquanto a inovação se restringe aos modelos mais caros da gama da fabricante italiana, que geralmente são utilizados nos supercarros.

Inteligência artificial

A Goodyear aposta em soluções mais futurísticas, e que envolvem inteligência artificial, mas que por enquanto são apenas conceitos. O Eagle 360 Urban já havia sido apresentado no ano passado, mas foi atualizado para o Salão de Genebra. Segundo a empresa, a nova versão seria mais integrada ao sistema central do carro, sendo capaz de transmitir informações sobre as condições de direção, infraestrutura e sistemas de trânsito, coletando dados dos pneus de outros veículos.

Além dessa capacidade, o composto em formato esférico é capaz até de se consertar sozinho. Caso alguma parte seja danificada, o sistema retira ela da banda de rodagem e efetua o reparo. Já o segundo conceito da empresa tem um formato mais parecido com os pneus atuais. O IntelliGrip Urban foi pensado para o transporte autônomo, e também conta com sensores que captam informações sobre o trânsito.

Com seu design, ele busca ser mais econômico tanto para veículos a combustão, como para os elétricos, já que com seu perfil mais fino e alto, o composto reduz a banda de rodagem, o que auxilia a economia.

O IntelliGrip conta também com manutenção proativa por meio de telemetria e monitoramento das condições dos pneus, para maximizar o tempo de atividade, permitindo que os operadores de frota identifiquem e resolvam com precisão os problemas antes que eles aconteçam.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.