A verdade que muitos não sabiam: solução para autonomia dos carros elétricos já existe há muito tempo
A verdade que muitos não sabiam: solução para autonomia dos carros elétricos já existe há muito tempo. Veja as soluções da Ford e da CATL.
A ansiedade de autonomia, “range anxiety” no original, é um dos principais obstáculos para a popularização dos carros elétricos. As montadoras investem pesado em soluções para ampliar o alcance e reduzir o tempo de carregamento das baterias.
Entre essas soluções, a Ford aposta no sistema Extended Range. Veja como funciona a proposta da fabricante.
Ford cria solução para autonomia dos carros elétricos
A Ford está investindo em uma alternativa para seus carros elétricos que, embora não seja totalmente nova, promete trazer mais tranquilidade aos motoristas: o sistema Extended Range (extensor de autonomia).
A tecnologia consiste no emprego de um pequeno motor a combustão que funciona exclusivamente como gerador de energia elétrica para as baterias terem alguns quilômetros a mais e evitar “ficar na mão” sem carga.
Como funciona?
Em vez de um propulsor ligado diretamente ao veículo, esse motor a gasolina entra em ação quando a bateria atinge um nível baixo de carga.
Isso significa que o carro elétrico continua sendo movido pela eletricidade da bateria, mas tem uma “forcinha extra” em situações como viagens mais longas ou quando os carregadores não estão disponíveis.
A Ford planeja implementar essa tecnologia em SUVs e picapes EVs, como parte de sua estratégia de oferecer plataformas com suporte para múltiplas motorizações.
CATL quer substituir as baterias ao invés de carregá-las
Já a maior fabricante de baterias para veículos elétricos da China, a CATL tem outra visão para reduzir a ansiedade da autonomia, baseado em um sistema que já existe, mas para motocicletas na China.
A tecnologia Choco-Swap permite a troca de baterias descarregadas por unidades 100% carregadas em menos de um minuto, tempo ainda menor que o necessário para encher um tanque de um carro a combustão.
Para fazer a substituição, o condutor vai até uma das estações, posiciona o veículo e as baterias, padronizadas, são substituídas. A empresa cobra um valor mensal de cerca de R$ 200,00 na conversão direta sem impostos pelo serviço – mais barato do que encher o tanque na China.
A CATL, visando a popularização do Choco-Swap, está participando do desenvolvimento de dez novos veículos de marcas nacionais populares, como Zeekrr e Geely.
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.