A roda do seu carro pode se soltar em movimento, veja como evitar o acidente
Cuidado com a roda do seu carro. Sem a devida prevenção e atenção, problemas nas rodas podem causar acidentes graves.
A roda do seu carro pode se soltar em movimento? Infelizmente sim, seja por defeitos estruturais ou falta de revisão, e esse problema pode acontecer e causar acidentes graves. Entenda porque ocorre e como evitar.
Como evitar que a roda do seu carro se solte em movimento
Esta semana, o vídeo de um capotamento causado por uma roda que se soltou de um carro viralizou. Nas imagens captadas em uma estrada movimentada de Los Angeles – EUA, é possível ver que a roda se solta do carro em movimento e atinge o carro ao lado que acaba capotando. Por sorte, ninguém se feriu gravemente.
Embora a causa do incidente ainda não esteja clara, o ocorrido reforçou a importância de fazer a fixação correta das rodas com muito cuidado para evitar esse tipo de acidente.
Para evitar que a solte, siga os procedimentos:
Verifique o estado das rodas
O primeiro passo é sempre verificar as condições das rodas. Se estiverem muito amassadas ou empenadas, pode ocorrer um fenômeno chamado detalonamento, nome dado para quando o pneu sai da roda.
Verifique o estado dos parafusos
Os equipamentos fornecidos pela fabricante, como o macaco e chave de rodas são ideais para para permitir a aplicação de um torque suficiente, assim os parafusos são apertados de forma adequada. Nem mais, nem menos. O que pode ocorrer é um desgaste dos parafusos, que podem se romper durante o movimento das rodas.
“Se a força aplicada for muito superior ao torque necessário, pode ocorrer desde o rompimento do parafuso até a impossibilidade de soltar as rodas com uma chave tradicional no caso de um furo de um pneu. Já se os parafusos não forem apertados o suficiente, eles podem se soltar ou até entortar, danificando a roda” alerta Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.
Cuidado com a calibragem dos pneus
Quando os pneus estão murchos ou na calibragem incorreta sua resistência e equilíbrio não são as mesmas de um pneu cheio. Isso acontece quando são mal calibrados ou perderam o ar, o que exige uma nova calibragem. Calibrar os pneus é fundamental para trajetos curtos ou longos, pois em curvas fechadas, eles nem sempre sustentam o peso da carga e podem se desprender da roda, ocasionando acidentes.
Faça o alinhamento e balanceamento das rodas do seu carro
Tanto o alinhamento quanto o balanceamento fazem parte da manutenção preventiva do veículo. Ambas são responsáveis por assegurar que as rodas girem sem vibrações e ajustar os ângulos das rodas, assim evitam acidentes, melhoram a direção e ainda ajudam a economizar combustível.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.