O motorista que conhece os sinais que indicam a hora certa de trocar o pneu evita que ele estoure no meio do caminho, o que pode provocar acidentes mais graves.
Por isso, o Garagem360 lista quais são os itens que não podem ser ignorados em sua rotina. Acompanhe!
Quando trocar o pneu do carro?
Existem alguns sinais que ajudam a identificar o momento exato da troca do pneu. São eles:
-
Desgaste em excesso na banda de rodagem;
-
Rachaduras ou deformações;
-
Pneu furado ou danificado;
-
Baixa aderência na estrada.
Além desses fatores, é fundamental que você verifique ainda a idade dos pneus, mesmo que você não tenha o hábito de rodar muito com o seu veículo.
De maneira geral, se o pneu tiver mais de cinco anos de idade, recomenda-se a troca, o que ajuda a manter a sua segurança na pista.
🛑 Leia também:
-
Pneus em más condições podem revelar problemas em outras partes do veículo
-
Hábitos comuns que acabam com a vida útil dos pneus (o 3º ninguém se lembra)
Precisa trocar os 4 pneus de uma vez?
O mais indicado é substituir os quatro pneus no mesmo período, além de ter um cuidado especial para que todos eles tenham especificações iguais.
Entretanto, sabemos que essa medida nem sempre é possível e a troca de dois pneus é o comportamento mais comum entre os motoristas.
Se esse for o seu caso, coloque os pneus novos sempre atrás. Isso ajuda a trazer mais segurança na frenagem do automóvel, impedindo que ele saia de traseira.
Ademais, o peso do motor na parte dianteira do veículo já é o suficiente para proporcionar mais aderência, mesmo que os pneus da frente não estejam cem por cento.
Quando trocar pneu tem que fazer alinhamento e balanceamento?
Na verdade, a recomendação é que você verifique o alinhamento dos pneus antes e depois da substituição dos mesmos.
Se você sair da oficina mecânica e o automóvel estiver puxando para algum dos lados em reta, em pista plana, retorne para o especialista e informe a situação.
Esse cuidado é importante porque o alinhamento inadequado contribui diretamente para o desgaste irregular dos pneus. Já a falta de balanceamento, impacta para o desgaste precoce deles.
Diariamente, o Garagem360 traz diversas dicas que influenciam em sua performance na pista e na segurança do seu carro. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Não erre! a escolha certa dos pneus pode garantir 40% a mais de durabilidade